• 30 Novembro, 2017
  • Museu Municipal Pe. José Rafael Rodrigues

De 06 a 30 de Novembro estará patente a exposição “Cruzeiros do Concelho” no Museu Municipal Pe. José Rafael Rodrigues.
Desde a Idade Média que estas cruzes de pedra – Cruzeiros – limitavam os domínios eclesiásticos que envolviam igrejas, capela ou ermidas. Afirmavam-se como padrões de poder, podendo atribui-se-lhe um simbolismo político e social significativo, pelo menos, enquanto vigoraram administrativamente as Juntas de Paróquia. Perdem, depois, importância jurídica, com a implantação da República.
As alminhas representam o conceito cristão de memorar as almas dos defuntos, os fiéis defuntos, pedindo concomitantemente para elas as orações dos fiéis ainda vivos. Representa uma expressão popular do culto dos mortos essencialmente cristãos.