União de Freguesias de Pensalvos e Parada de Monteiros
Rua da Laje – nº 19
5450-231 Pensalvos

Localização: A  11 km a noroeste da sede  do concelho.

Orago:  Santa Eulália.

Área total: 47,1  km2 [censos 2011, INE].

População (hab): 350 [Censos 2011,INE].

Constituição da Freguesia: Pensalvos, Soutelo de Matos, Cabanes, Parada de Monteiros e Pielas.

Presidente: Ana Maria Alves.

Contactos:

Telemóvel: 936 496 946

E-Mailjuntafreguesiapensalvos@sapo.pt

A visitar:

Pensalvos – Igreja de Santa Eulália, Povoado Paredes dos Mouros, Castro , Castelo, Solar (A Casa do Cabo), Museu dos Coches (Particular),  Solar da família Borges Montalvão, Casa Martins Aguiar (conhecida como dos Canavarros) e o cruzeiro.

Cabanes – Capela de Santa Bárbara, monumentos megalíticos, Penedo Branco (arte rupestre) e Nossa Senhora do Minheu.

Soutelo de Matos – Castro do Ribeiro Seco, “Forno dos Mouros”, Canastros, Fonte de Mergulho, Capela de Santo André, Cruzeiro e Moinho de água.

Parada de Monteiros –  Relógios do Sol, Canastros, Capela de Nossa Senhora Maria Auxiliadora, Igreja de S. Pedro e Capela de Nossa Senhora dos Aflitos.

Pielas – Capela de Nossa Senhora Auxiliadora.

Brasão: