O concelho de Vila Pouca de Aguiar tem sido alvo de várias intervenções, no sentido da qualificação e revitalização urbana, programadas para dar resposta a várias problemáticas e colmatar deficiências existentes. Apesar dos investimentos realizados, numa perspetiva de reabilitação urbanística quer do edificado, quer das infraestruturas e equipamentos, o concelho continua a debater-se com sintomas de degradação ao nível do espaço urbano e da insuficiência de espaços verdes e de lazer, acompanhado do abandono e progressivo envelhecimento populacional traduzindo-se na perda de dinâmica populacional, económica e social.

Tendo em conta este cenário, a autarquia pretende dar início a um processo de resposta integrada e coordenada de reabilitação e revitalização das zonas urbanas do concelho.

Para o efeito, e nos termos do disposto no n.º 1, do artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 307/2009, de 23 de outubro, na sua redação atual, por deliberação da Assembleia Municipal de 18 de dezembro de 2015 foram aprovadas as seguintes Áreas de Reabilitação Urbana:

Alfarela de Jales

Alvão

Bornes de Aguiar

Bragado

Capeludos

Sabroso de Aguiar

Soutelo de Aguiar

Telões

Tresminas

União de Freguesias de Pensalvos/Parada de Monteiros

Valoura

Vila Pouca de Aguiar

Vreia de Bornes

Vreia de Jales