Recolha de Resíduos
Sector Higiene Pública
Plano municipal de recolha de resíduos
Resíduos Sólidos Urbanos
- Limpeza Urbana (Varredura, lavagem, aplicação herbicidas, recolha de “monstros”, recolha de carcaças de pneus);
- Cemitério Municipal;
- Despejo de Fossas;
- Manutenção e Desobstrução de coletores de saneamento.
Faça o download do Aviso relativo à recolha de resíduos sólidos
Estudo Municipal para o Desenvolvimento do Sistema de Recolha de Biorresíduos
O Município de Vila Pouca de Aguiar viu aprovada uma candidatura ao Fundo Ambiental para a elaboração do “Estudo Municipal para o Desenvolvimento do Sistema de Recolha de Biorresíduos do Município de Vila Pouca de Aguiar”.
Esta é uma ferramenta que estabelecerá as prioridades estratégicas do Município para a gestão dos Biorresíduos – os resíduos alimentares e os resíduos verdes – para a próxima década.
A Versão Preliminar do Estudo estará em consulta pública para todos os interessados, entre 19 de maio e 8 de junho de 2021.
Versão preliminar para consulta pública
Reciclagem
A reciclagem é um processo que consiste na reutilização de materiais provenientes de objetos cuja vida útil terminou, incorporando-os no fabrico de novos objetos. Graças à reciclagem, todos os dias chegam às nossas mãos embalagens e objetos diversos produzidos a partir das embalagens usadas que foram separados e colocados nos ecopontos.
A utilização de materiais reciclados em detrimento de matérias-primas virgens tem inúmeras vantagens, em termos económicos e ambientais, e contribui para uma melhor qualidade de vida das populações.
As embalagens, assim como o papel ou as pilhas, depois de utilizados, transformam-se em resíduos. Através da reciclagem, prolongamos o seu ciclo de vida tornando-os objectos valiosos. Depois de reciclados, dão origem a materiais de qualidade – novos objectos ou novas embalagens, num ciclo interminável.
Como é sabido, os Ecopontos são contentores de cores diferentes para a recolha seletiva de produtos a reciclar: amarelo, azul, verde, e ainda o vermelho, de menores dimensões. Para cada ecoponto está estabelecido o tipo de material que nele deve ser colocado: plástico e metal; papel e cartão; vidro; e pilhas, respectivamente.
Reciclar é um caminho de cinco passos:
- Separar os resíduos por tipo de material;
- Escorrer e enxaguar as embalagens para que os restos dos produtos que estavam no seu interior não provoquem maus cheiros enquanto as guardamos em casa;
- Espalmar as embalagens, sempre que possível, para reduzir o espaço que ocupam em casa e tornar mais fáceis as idas ao ecoponto;
- Retirar as rolhas e as tampas, quando são feitas de outros materiais, e coloca-las no ecoponto respectivo;
- Colocar as embalagens nos respectivos contentores:
- Plástico e metal no ecoponto amarelo;
- Papel e cartão no azul;
- Vidro no verde;
- Pilhas no vermelho;
- Lixo orgânico no castanho;
Faça o download do Folheto Explicativo da seleção de resíduos
Recursos Hídricos
- Controlo/averiguação da recolha de resíduos no Concelho
- Averiguação de Queixas de Insalubridade
- Manutenção de ETA`s e ETAR`s
- Desinfeção da água da rede pública
Roupão
Informa-se que foram criados pontos de recolha de roupas novas ou usadas que tem com finalidade o aproveitamento quer por utilização por pessoas carenciadas, quer por reciclagem dos materiais.
Existem então neste momento três contentores para este efeito localizados nos seguintes locais:
- Entrada principal do Mercado Municipal – Praça 25 de Abril – Vila Pouca Aguiar;
- Central de Camionagem – Vila Pouca Aguiar;
- Largo em Frente à Junta Freguesia de Bornes Aguiar – Pedras Salgadas
Colabore com todas estas iniciativas em prol de um concelho melhor preocupado em melhorar o ambiente.