Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Recolha de Resíduos

Sector Higiene Pública

Plano municipal de recolha de resíduos

Resíduos Sólidos Urbanos

  • Limpeza Urbana (Varredura, lavagem, aplicação herbicidas, recolha de “monstros”, recolha de carcaças de pneus);
  • Cemitério Municipal;
  • Despejo de Fossas;
  • Manutenção e Desobstrução de coletores de saneamento.

Faça o download do Aviso relativo à recolha de resíduos sólidos

Estudo Municipal para o Desenvolvimento do Sistema de Recolha de Biorresíduos

O Município de Vila Pouca de Aguiar viu aprovada uma candidatura ao Fundo Ambiental para a elaboração do “Estudo Municipal para o Desenvolvimento do Sistema de Recolha de Biorresíduos do Município de Vila Pouca de Aguiar”.

Esta é uma ferramenta que estabelecerá as prioridades estratégicas do Município para a gestão dos Biorresíduos – os resíduos alimentares e os resíduos verdes – para a próxima década.

A Versão Preliminar do Estudo estará em consulta pública para todos os interessados, entre 19 de maio e 8 de junho de 2021.

Versão preliminar para consulta pública

Reciclagem

A reciclagem é um processo que consiste na reutilização de materiais provenientes de objetos cuja vida útil terminou, incorporando-os no fabrico de novos objetos. Graças à reciclagem, todos os dias chegam às nossas mãos embalagens e objetos diversos produzidos a partir das embalagens usadas que foram separados e colocados nos ecopontos.
A utilização de materiais reciclados em detrimento de matérias-primas virgens tem inúmeras vantagens, em termos económicos e ambientais, e contribui para uma melhor qualidade de vida das populações.
As embalagens, assim como o papel ou as pilhas, depois de utilizados, transformam-se em resíduos. Através da reciclagem, prolongamos o seu ciclo de vida tornando-os objectos valiosos. Depois de reciclados, dão origem a materiais de qualidade – novos objectos ou novas embalagens, num ciclo interminável.
Como é sabido, os Ecopontos são contentores de cores diferentes para a recolha seletiva de produtos a reciclar: amarelo, azul, verde, e ainda o vermelho, de menores dimensões. Para cada ecoponto está estabelecido o tipo de material que nele deve ser colocado: plástico e metal; papel e cartão; vidro; e pilhas, respectivamente.

Reciclar é um caminho de cinco passos:

  • Separar os resíduos por tipo de material;
  • Escorrer e enxaguar as embalagens para que os restos dos produtos que estavam no seu interior não provoquem maus cheiros enquanto as guardamos em casa;
  • Espalmar as embalagens, sempre que possível, para reduzir o espaço que ocupam em casa e tornar mais fáceis as idas ao ecoponto;
  • Retirar as rolhas e as tampas, quando são feitas de outros materiais, e coloca-las no ecoponto respectivo;
  • Colocar as embalagens nos respectivos contentores:
    • Plástico e metal no ecoponto amarelo;
    • Papel e cartão no azul;
    • Vidro no verde;
    • Pilhas no vermelho;
    • Lixo orgânico no castanho;

Faça o download do Folheto Explicativo da seleção de resíduos

Recursos Hídricos

  • Controlo/averiguação da recolha de resíduos no Concelho
  • Averiguação de Queixas de Insalubridade
  • Manutenção de ETA`s e ETAR`s
  • Desinfeção da água da rede pública

Roupão

Informa-se que foram criados pontos de recolha de roupas novas ou usadas que tem com finalidade o aproveitamento quer por utilização por pessoas carenciadas, quer por reciclagem dos materiais.
Existem então neste momento três contentores para este efeito localizados nos seguintes locais:

  • Entrada principal do Mercado Municipal – Praça 25 de Abril – Vila Pouca Aguiar;
  • Central de Camionagem – Vila Pouca Aguiar;
  • Largo em Frente à Junta Freguesia de Bornes Aguiar – Pedras Salgadas

Colabore com todas estas iniciativas em prol de um concelho melhor preocupado em melhorar o ambiente.

Serviço de recolha de monos e monstros

A Câmara de Vila Pouca de Aguiar, em parceria com a Ecoambiente, implementa o serviço de Recolha de Monos e Monstros, com o objetivo de disponibilizar um serviço que permita a recolha personalizada e exclusiva para cada munícipe, evitando que os resíduos volumosos se acumulem em locais inadequados como a floresta ou a via pública, constituindo desta forma uma mais-valia para a proteção do ambiente no concelho.

Sempre que os munícipes pretendam a recolha dos seus monos e monstros devem enviar o pedido por email para vpaguiar@ecoambiente.pt ou ligar para o número grátis 800 204 505. Posteriormente, a empresa responsável pelo serviço entrará em contacto para agendar o dia e hora e, no prazo máximo de 4 dias, proceder à recolha gratuita dos resíduos, sem sair de casa, bastando apenas que os coloque fora da propriedade, na via pública.

No sentido de minimizar os impactos ambientais, a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar apela ao espírito de colaboração de todos os munícipes para a utilização deste serviço de modo Vila Pouca de Aguiar continue a ser um Concelho Amigo do Ambiente.

Monstros

São considerados “monstros” os objetos volumosos fora de uso, provenientes das habitações que, pelo seu volume, forma ou dimensão, não possam ser recolhidos pelos meios normais de recolha. São exemplos: Colchões, sofás, mobílias, ou outros resíduos volumosos. São também recolhidos com os “monstros” os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) provenientes do setor doméstico, bem como o REEE provenientes de estabelecimentos comerciais, industriais, institucionais ou outras que, pela sua natureza e quantidade, seja semelhante ao REEE proveniente do setor doméstico. São exemplos: Frigoríficos, fogões, televisores, …