Recolha de Resíduos
Gestão de Resíduos Urbanos
Os Resíduos Urbanos são definidos como:
- De recolha indiferenciada e de recolha seletiva das habitações, incluindo papel e cartão, vidro, metais, plásticos, biorresíduos, madeira, têxteis, embalagens, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, resíduos de pilhas e acumuladores, bem como resíduos volumosos, incluindo colchões e mobiliário;
- De recolha indiferenciada e de recolha seletiva provenientes de outras origens, como de estabelecimentos de comércio a retalho, serviços e restauração, de estabelecimentos escolares, … , caso sejam semelhantes aos resíduos das habitações pela sua natureza e composição
A produção de resíduos tem impactes significativos no ambiente e na saúde humana, pelo que os resíduos gerados devem ser recolhidos, tratados e eliminados, diminuindo o desperdício, assumido fundamental importância que a política de resíduos do município se centre na prevenção e no seu aproveitamento como recurso.
Com a política de resíduos procura-se ainda assegurar a gestão sustentável dos resíduos que não podem ser prevenidos, garantindo uma utilização eficiente dos recursos naturais e promovendo os princípios da economia circular.
PLANO DE AÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO PARA OS RESÍDUOS URBANOS
Resíduos Indiferenciados – RSU
Os resíduos indiferenciados são os resíduos provenientes das habitações (até 1100 litros/dia) e de atividades industriais que vulgarmente designamos por “lixo normal” e não se procede ao seu tratamento.
O Município de Vila Pouca de Aguiar, em parceria com a empresa EcoAmbiente, dispõe de uma rede de recolha de proximidade com contentorização de rua, disponível ao longo dos circuitos de recolha.
Circuito de recolhas:
- Zona Urbana – Vila Pouca Aguiar (Centro) e Pedras Salgadas (Centro) – Recolha diária (2.ª a Sábado).
– Bairros periféricos – recolha bissemanal.
- Zona Rural – Restantes localidades do Concelho:
. Recolha semanal no período de inverno – de 15 de setembro a 14 de junho.
. Recolha bissemanal no período de verão – de 15 de junho a 14 setembro.
No sentido de minimizar os impactos ambientais, a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar apela ao espírito de colaboração de todos os munícipes para a boa utilização destes equipamentos de modo a continuar a ser um Município Amigo do Ambiente.
Resíduos Volumosos – “Monstros”
São considerados “monstros” os objetos volumosos fora de uso, provenientes das habitações que, pelo seu volume, forma ou dimensão, não possam ser recolhidos pelos meios normais de recolha. São exemplos: Colchões, sofás, mobílias, ou outros resíduos volumosos. São também recolhidos com os “monstros” os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) provenientes do setor doméstico, bem como o REEE provenientes de estabelecimentos comerciais, industriais, institucionais ou outras que, pela sua natureza e quantidade, seja semelhante ao REEE proveniente do setor doméstico. São exemplos: Frigoríficos, fogões, televisores, …A Câmara de Vila Pouca de Aguiar, em parceria com a EcoAmbiente, tem implementado o serviço de Recolha de “Monos” ou “Monstros”, com o objetivo de disponibilizar um serviço que permita a recolha personalizada e exclusiva para cada munícipe, evitando que os resíduos volumosos se acumulem em locais inadequados como a via pública ou a floresta.
Sempre que os munícipes pretendam a recolha dos seus monos e monstros devem enviar o pedido por email para vpaguiar@ecoambiente.pt ou residuos@cm-vpaguiar.pt, ou ligar para o número grátis 800 204 505. Posteriormente, a empresa responsável pelo serviço entrará em contacto para articular a recolha gratuita dos resíduos.
“Ajude a manter o Concelho mais limpo – Não deixe os monstros soltos na rua”
Reciclagem
A política dos 3 R’s é um conjunto de ações que consistem nos atos de Reduzir, Reutilizar e Reciclar os resíduos produzidos. Deve ser aplicada em sua ordem de importância: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Reduzir o consumo ao máximo, reutilizar produtos e materiais enquanto puderem ser reutilizados e, por último, reciclar aqueles que tiverem chegado ao fim de sua vida útil.
Resíduos de Recolha Seletiva
A Recolha Seletiva de Resíduos consiste no ato de separar os diferentes tipos de resíduos por tipo e natureza com vista a facilitar o tratamento específico.
Os resíduos diferenciados são resíduos de embalagem que são devidamente separados por categorias (papel, cartão, plástico, metal e vidro) e depositados nos ecopontos, para posteriormente serem encaminhados para as estações de triagem e depois para as indústrias recicladoras.
O processo de valorização e reciclagem inicia-se com uma correta separação dos resíduos e só poderá ter sucesso se contar com a participação de todos. Faça a separação dos resíduos em sua casa/estabelecimento e coloque-os no respetivo Ecoponto!
O Município de Vila Pouca de Aguiar, em parceria com a RESINORTE, disponibiliza uma rede de Ecopontos/Ecoilhas para a recolha seletiva de RSU.
Papel e Cartão: Caixas de cartão, revistas e jornais, livros, papel de escrita e impressão, …
Embalagens de Plástico e Metal: Embalagens de plástico, pacotes de bebidas, latas, sacos de plástico e esferovite, …
Embalagens de Vidro: Garrafas, Frascos e Boiões, …
Pilhas: Existem diversos locais de recolha (Município, Juntas Freguesia, Lojas Comerciais e Pilhões junto de alguns Ecopontos). Usar linha da reciclagem 800 911 400 (Chamada grátis)
Óleos Alimentares Usados (OAU)
O Município em parceria com a EC3R disponibilizam uma rede de Oleões para a recolha seletiva dos Óleos Alimentares Usados.
1 litro de OAU polui 1 milhão de litros de água / 1000 litros de OAU produzem 950 litros de biodiesel.
“Juntos Vamos Transformar um Resíduo numa Matéria-Prima!”
Têxteis, Calçado e Brinquedos
O Município de Vila Pouca de Aguiar, em parceria com a ULTRIPLO, disponibiliza uma rede de contentores para a recolha seletiva de roupas novas ou usadas que tem com finalidade o aproveitamento quer por utilização por pessoas carenciadas, quer para reciclagem dos materiais. São ainda recolhidos calçado e brinquedos, novos ou usados.
“As Nossas Roupas Usadas Poderão ainda Ser Uteis para Alguém!”
Biorresíduos
De acordo com a definição dada pelo Decreto-Lei n.º 102-D/2020, de 10 de dezembro, entende-se por Biorresíduos “os resíduos biodegradáveis de jardins e parques, os resíduos alimentares e de cozinha das habitações, dos escritórios, dos restaurantes, dos grossistas, das cantinas, das unidades de catering e retalho e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos”.
O Município de Vila Pouca de Aguiar encontra-se em fase de implementação da recolha parcial (Vila Pouca de Aguiar, Escolas e Restauração) de Biorresíduos com a instalação de Ilhas de Compostagem Comunitária, através de contentores de rua apropriados e atribuição de contentor aos Restaurantes aderentes.
Resíduos Verdes
Os resíduos verdes são resíduos que resultam do tratamento de jardins, do corte e poda de árvores ou de arbustos, como por exemplo: relva, ervas, troncos, ramos, aparas e folhagem.
O Município dispõe de um serviço gratuito de recolha, mediante requisição através do endereço eletrónico resíduos@cm-vpaguiar.pt
Apenas serão recolhidas pequenas quantidades (<1100 litros/ano), de restos de podas e jardinagem.
Resíduos de Construção e Demolição (RCD)
São resíduos provenientes de atividades de construção, reconstrução, ampliação, alteração, conservação e demolição e da derrocada de edificações.
O Município dispõe de um serviço gratuito para deposição de RCD, mediante marcação através do endereço eletrónico resíduos@cm-vpaguiar.pt
Para obras sujeitas a licenciamento e comunicação prévia, a recolha dos RCD deverá ser solicitada a uma empresa especializada. Não devem incluir fibrocimento, betuminoso e tintas.
Apenas serão recolhidas pequenas quantidades (<1m3/ano) de pequenas obras que não exijam licenciamento.