Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Recolha de Resíduos

Gestão de Resíduos Urbanos

 

Os Resíduos Urbanos são definidos como:

  • De recolha indiferenciada e de recolha seletiva das habitações, incluindo papel e cartão, vidro, metais, plásticos, biorresíduos, madeira, têxteis, embalagens, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, resíduos de pilhas e acumuladores, bem como resíduos volumosos, incluindo colchões e mobiliário;
  • De recolha indiferenciada e de recolha seletiva provenientes de outras origens, como de estabelecimentos de comércio a retalho, serviços e restauração, de estabelecimentos escolares, … , caso sejam semelhantes aos resíduos das habitações pela sua natureza e composição

A produção de resíduos tem impactes significativos no ambiente e na saúde humana, pelo que os resíduos gerados devem ser recolhidos, tratados e eliminados, diminuindo o desperdício, assumido fundamental importância que a política de resíduos do município se centre na prevenção e no seu aproveitamento como recurso.

Com a política de resíduos procura-se ainda assegurar a gestão sustentável dos resíduos que não podem ser prevenidos, garantindo uma utilização eficiente dos recursos naturais e promovendo os princípios da economia circular.

PLANO DE AÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO PARA OS RESÍDUOS URBANOS

 

Resíduos Indiferenciados – RSU

Os resíduos indiferenciados são os resíduos provenientes das habitações (até 1100 litros/dia) e de atividades industriais que vulgarmente designamos por “lixo normal” e não se procede ao seu tratamento.

O Município de Vila Pouca de Aguiar, em parceria com a empresa EcoAmbiente, dispõe de uma rede de recolha de proximidade com contentorização de rua, disponível ao longo dos circuitos de recolha.

Circuito de recolhas:

  • Zona Urbana – Vila Pouca Aguiar (Centro) e Pedras Salgadas (Centro) – Recolha diária (2.ª a Sábado).

– Bairros periféricos – recolha bissemanal.

  • Zona Rural – Restantes localidades do Concelho:

. Recolha semanal no período de inverno – de 15 de setembro a 14 de junho.

. Recolha bissemanal no período de verão – de 15 de junho a 14 setembro.

No sentido de minimizar os impactos ambientais, a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar apela ao espírito de colaboração de todos os munícipes para a boa utilização destes equipamentos de modo a continuar a ser um Município Amigo do Ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

Resíduos Volumosos – “Monstros”

São considerados “monstros” os objetos volumosos fora de uso, provenientes das habitações que, pelo seu volume, forma ou dimensão, não possam ser recolhidos pelos meios normais de recolha. São exemplos: Colchões, sofás, mobílias, ou outros resíduos volumosos. São também recolhidos com os “monstros” os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) provenientes do setor doméstico, bem como o REEE provenientes de estabelecimentos comerciais, industriais, institucionais ou outras que, pela sua natureza e quantidade, seja semelhante ao REEE proveniente do setor doméstico. São exemplos: Frigoríficos, fogões, televisores, …A Câmara de Vila Pouca de Aguiar, em parceria com a EcoAmbiente, tem implementado o serviço de Recolha de “Monos” ou “Monstros”, com o objetivo de disponibilizar um serviço que permita a recolha personalizada e exclusiva para cada munícipe, evitando que os resíduos volumosos se acumulem em locais inadequados como a via pública ou a floresta.

Sempre que os munícipes pretendam a recolha dos seus monos e monstros devem enviar o pedido por email para vpaguiar@ecoambiente.pt ou residuos@cm-vpaguiar.pt, ou ligar para o número grátis 800 204 505. Posteriormente, a empresa responsável pelo serviço entrará em contacto para articular a recolha gratuita dos resíduos.

 Ajude a manter o Concelho mais limpo – Não deixe os monstros soltos na rua”

 

 

 

 

 

 

 

Reciclagem

A política dos 3 R’s é um conjunto de ações que consistem nos atos de Reduzir, Reutilizar e Reciclar os resíduos produzidos. Deve ser aplicada em sua ordem de importância: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Reduzir o consumo ao máximo, reutilizar produtos e materiais enquanto puderem ser reutilizados e, por último, reciclar aqueles que tiverem chegado ao fim de sua vida útil.

 

 

 

 

 

 

Resíduos de Recolha Seletiva

Recolha Seletiva de Resíduos consiste no ato de separar os diferentes tipos de resíduos por tipo e natureza com vista a facilitar o tratamento específico.

Os resíduos diferenciados são resíduos de embalagem que são devidamente separados por categorias (papel, cartão, plástico, metal e vidro) e depositados nos ecopontos, para posteriormente serem encaminhados para as estações de triagem e depois para as indústrias recicladoras.

O processo de valorização e reciclagem inicia-se com uma correta separação dos resíduos e só poderá ter sucesso se contar com a participação de todos. Faça a separação dos resíduos em sua casa/estabelecimento e coloque-os no respetivo Ecoponto!

O Município de Vila Pouca de Aguiar, em parceria com a RESINORTE, disponibiliza uma rede de Ecopontos/Ecoilhas para a recolha seletiva de RSU.

Papel e Cartão: Caixas de cartão, revistas e jornais, livros, papel de escrita e impressão, …

Embalagens de Plástico e Metal: Embalagens de plástico, pacotes de bebidas, latas, sacos de plástico e esferovite, …

Embalagens de Vidro: Garrafas, Frascos e Boiões, …

Pilhas: Existem diversos locais de recolha (Município, Juntas Freguesia, Lojas Comerciais e Pilhões junto de alguns Ecopontos). Usar linha da reciclagem 800 911 400 (Chamada grátis)

 

Óleos Alimentares Usados (OAU)

O Município em parceria com a EC3R disponibilizam uma rede de Oleões para a recolha seletiva dos Óleos Alimentares Usados.

1 litro de OAU polui 1 milhão de litros de água / 1000 litros de OAU produzem 950 litros de biodiesel.

“Juntos Vamos Transformar um Resíduo numa Matéria-Prima!”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Têxteis, Calçado e Brinquedos

O Município de Vila Pouca de Aguiar, em parceria com a ULTRIPLO, disponibiliza uma rede de contentores para a recolha seletiva de roupas novas ou usadas que tem com finalidade o aproveitamento quer por utilização por pessoas carenciadas, quer para reciclagem dos materiais. São ainda recolhidos calçado e brinquedos, novos ou usados.

“As Nossas Roupas Usadas Poderão ainda Ser Uteis para Alguém!”

 

 

 

 

 

 

Biorresíduos

De acordo com a definição dada pelo Decreto-Lei n.º 102-D/2020, de 10 de dezembro, entende-se por Biorresíduos “os resíduos biodegradáveis de jardins e parques, os resíduos alimentares e de cozinha das habitações, dos escritórios, dos restaurantes, dos grossistas, das cantinas, das unidades de catering e retalho e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos”.

O Município de Vila Pouca de Aguiar encontra-se em fase de implementação da recolha parcial (Vila Pouca de Aguiar, Escolas e Restauração) de Biorresíduos com a instalação de Ilhas de Compostagem Comunitária, através de contentores de rua apropriados e atribuição de contentor aos Restaurantes aderentes.

 

 

 

 

 

 

Resíduos Verdes

Os resíduos verdes são resíduos que resultam do tratamento de jardins, do corte e poda de árvores ou de arbustos, como por exemplo: relva, ervas, troncos, ramos, aparas e folhagem.

O Município dispõe de um serviço gratuito de recolha, mediante requisição através do endereço eletrónico resíduos@cm-vpaguiar.pt

Apenas serão recolhidas pequenas quantidades (<1100 litros/ano), de restos de podas e jardinagem.

 

 

 

 

 

 

Resíduos de Construção e Demolição (RCD)

São resíduos provenientes de atividades de construção, reconstrução, ampliação, alteração, conservação e demolição e da derrocada de edificações.

O Município dispõe de um serviço gratuito para deposição de RCD, mediante marcação através do endereço eletrónico resíduos@cm-vpaguiar.pt

Para obras sujeitas a licenciamento e comunicação prévia, a recolha dos RCD deverá ser solicitada a uma empresa especializada. Não devem incluir fibrocimento, betuminoso e tintas.

Apenas serão recolhidas pequenas quantidades (<1m3/ano) de pequenas obras que não exijam licenciamento.