Freguesia de Vreia de Jales
Vreia de Jales
5450 – 5450-345 Vreia de Jales

Localização: Entre a  serra da Padrela (a noroeste) e da Falperra (a sudoeste), a 10 km a sudeste da sede do concelho.

Orago: Nossa Senhora da Assunção.

Área total: 47,3 km2  [Censos 2011, INE].

População (hab.): 966  [Censos 2011, INE].

Constituição da Freguesia: Vreia de Jales, Barrela, Campo de Jales, Cerdeira, Quintã de Jales e Raiz do Monte.

Presidente: Norberto Paulo Xavier Pires.

Contactos:

Telemóvel: 937 754 213

Telefone: 259 416 085

E-Mailjuntavreiajales@gmail.com

A visitar:

Barrela – Estátua Menir, Ponte do Arco, Capela de S. Jorge, Fonte do Sapo, Fonte do Souto, “Marco da Casa dos Mouros”, Casa dos Almocreves, Fraga da Cabeça das Campainhas, Capela granítica e Cruzeiro (Cruz das Almas).

Cerdeira de Jales – Conjunto de Canastros, Capelinha da Senhora dos Aflitos (espigueiros), Capela de São Sebastião e cruzeiro de Pedra.

Campo de Jales – Capela de Santa Cruz, Capelinha da Senhora da Saúde, Casa Solar, Capela de Santo António, torre do elevador metálico, Fonte Nova, Casa de Campo, Minas dos Mouros e Cruzeiro do Senhor dos Bons Caminhos.

Raiz do Monte – Barragem do Alto da Presa, Capela de Nossa Senhora de Lurdes e Capela de S. João.

Quintã de Jales – Casa dos Morgados, Murada de Quintã, Capela de Nossa Senhora da Graça, Capela Nossa Senhora do Parto, Capela de Santo Amaro, Museu de Arte Sacra, Capela Nossa Senhora do Rosário, Brasão de Quintã de Jales, seis fontes e dois canastros.

Brasão:

O brasão da freguesia de Vreia de Jales possui coroa mural de três torres, em prata. Está representada uma coroa de ouro e púrpura, simbolizando o metal nobre que, durante muito tempo, foi explorado em Campo de Jales e em significativa parte do território desta freguesia.  Igual simbologia está patente na parte inferior do escudo, onde se salientam  três montes a ouro, com um par de picaretas cruzadas, no monte central. Completa o escudo uma ponte, em contrachefe, a negro, realçada a prata. No listel branco, a designação a negro: “FREGUESIA  VREIA DE JALES”.