O Parque Termal de Pedras Salgadas é um dos mais belos parques do interior de Portugal, e tem a sua origem na segunda metade do séc. XIX. Dotado de uma fauna e flora característica, ao longo de 20 hectares, goza de um microclima favorável, que potencia o esplendor da natureza. Com um grande lago, piscinas e percursos pedestres marcados, o parque convida a um passeio a pé ou de bicicleta, entre família ou amigos.
Por entre o valioso património edificado destaca-se o Balneário Termal (renascido pelas mãos do Arquiteto Siza Vieira), o antigo Casino (que hoje em dia acolhe todo o tipos de eventos) e as várias fontes termais: a Fonte D. Fernando, a Fonte D. Maria Pia (situada no interior de uma pequena gruta), a Fonte do Penedo e Grande Alcalina, a bela Fonte de Pedras Salgadas e a Fonte Preciosa.
É neste local que tem origem a premiada Água das Pedras, que aqui pode ser provada, «in natura», exatamente como brota da fonte.

Morada: Pedras Salgadas, 5450-140 Bornes de Aguiar
Coordenadas41.549805, -7.605759
Websitehttp://www.pedrassalgadaspark.com

 

Sala de Leitura de Pedras Salgadas

No interior do Parque Termal, no edifício que já funcionou como Posto dos Correios e, mais recentemente, como Bazar para venda de lembranças, pode-se agora beneficiar da tranquilidade da Sala de Leitura de Pedras Salgadas. Sob o tema «Trás-os-Montes», podem aqui ser consultadas os livros dos principais escritores da região (Sousa Costa, Miguel Torga, Camilo Castelo Branco, Pires Cabral…), bem como obras que versam sobre este território, organizadas por diversas categorias: Monografias, Poesia, Literatura ficcionada, Música, Artes plásticas ou Etnografia.
Também nas paredes desta sala se pode conhecer o trabalho de artistas locais, na forma de pinturas, gravuras ou aguarelas, que se vão sucedendo em exposições, ao longo do ano.

Horário:
4ª feira a domingo – 15h – 18h
Coordenadas GPS: 41.547045, -7.605818

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial