O Associativismo é visto como uma forma de juntar interesses comuns, defendendo pontos de vista de forma global, possibilitando a intervenção dos cidadãos em várias esferas da vida social, constituindo um importante meio de exercer a cidadania. A importância e o valor do associativismo decorre do facto de constituir uma criação e realização viva e independente; uma expressão da ação cultural, desportiva, recreativa e social das populações nas mais variadas áreas.
É uma escola de vida coletiva, de cooperação, de solidariedade, de generosidade, de independência de humanismo e cidadania. Concilia valor coletivo e individual. Pelo que, defender, reforçar, apoiar e promover o desenvolvimento do movimento associativo é defender e reforçar a democracia e a participação dos cidadãos na vida social. Por isso o concelho de Vila Pouca de Aguiar é mais rico com as associações.

No Associativismo Desportivo (Clubes/Associações) a prática regular e sistemática do desporto é a grande componente do treino desportivo federado no nosso concelho dispondo de doze (12) coletividades, que promovem o desporto. Modalidades federadas como o Atletismo, Basquetebol, Ciclismo, futebol de 7,9 e 11, futsal, escalada, xadrez, karaté e taekwondo são exemplo do associativismo desportivo.