O desporto, atualmente, é um reflexo da própria modernidade e as práticas desportivas não se restringem hoje em dia, tal como desde há algumas décadas, aos movimentos federados e profissionalizados. As práticas desportivas apresentam-se hoje em dia como algo mais abrangente que tem como objetivo a participação do cidadão comum em atividades de lazer e de realização pessoal.

Neste sentido, o Município de Vila Pouca de Aguiar tem vindo a ser fundamental na participação desportiva dos jovens e população em geral, através da formação desportiva escolar, apoio aos clubes e com a criação de inúmeros programas com base num estilo de vida ativo e saudável.

Aproveitando os espaços destinados à prática desportiva, o Município tenta dar uma resposta a este vasto leque de interesses e de motivações, de modo, a possibilitar a prática desportiva para todos os cidadãos e a criar as condições para que as mais largas camadas da população possam praticar regularmente, quer o desporto propriamente dito, quer as mais diversas e variadas atividades físicas.

Tendo sempre presente a ideia de que o desporto constitui um espaço compensatório das tendências à rotinização do quotidiano nas atuais sociedades, o Município de Vila Pouca de Aguiar, consciente desta realidade, vem cada vez mais, a assumir um papel participativo e preponderante no desenvolvimento desportivo, realizando e promovendo várias iniciativas ao longo do ano, assim como, melhorando cada vez mais as suas instalações desportivas.