Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Planos de Pormenor

O Plano de Pormenor é uma figura de plano municipal, cuja função permite ao município estabelecer e aplicar com eficácia e qualidade um conjunto de regras de uso e de ocupação de solo, com vista à disciplina urbanística de determinada área do território. Define implantação de infraestruturas e o desenho dos espaços de utilização coletiva, a forma de edificação e a disciplina de integração na paisagem, a localização e inserção urbanística dos equipamentos e a organização de demais atividades de interesse geral.

A elaboração do plano de pormenor compete à câmara municipal, a quem cabe deliberar sobre a sua realização, e é ela que define as oportunidades e os termos de referência a que o plano deve responder.

O município de Vila Pouca de Aguiar tem 6 planos de pormenor em vigor, 3 dos quais elaborados na modalidade específica de plano de intervenção no espaço rústico.

EM VIGOR

O Plano de Pormenor do Núcleo Histórico de Vila Pouca de Aguiar (PPNHVPA) foi aprovado pela Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar em 15 de setembro de 2017, tendo sido publicado com o Aviso n.º 14473/2017 no Diário da República, 2.ª Série, n.º 231, de 30 de novembro de 2017.

Aviso
Elementos Constituintes
Elementos Complementares

1.ª CORREÇÃO MATERIAL

Durante a execução do PPNHVPA, detetou-se a existência de uma incorreção no seu Regulamento, designadamente na subalínea vi), alínea b) do n.º 3 do artigo 5.º, referente ao ajustamento do polígono de implantação de edifícios a tardoz da sua fachada principal, para os edifícios integrados na tipologia “Intervenção de Grau II”.

Nestes termos, a Câmara Municipal, na sua reunião ordinária realizada a 11 de julho de 2019, deliberou aprovar a 1.ª Correção Material do PPNHVPA, tendo sido publicada com o Aviso n.º 17776/2019 no Diário da República, 2.ª Série, n.º 215, de 8 de novembro de 2019.

Aviso
Relatório de Fundamentação

1.ª ALTERAÇÃO

O PPNHVPA foi sujeito a um procedimento de alteração, enquadrado nos artigos 118.º e 119.º do RJIGT.

A aplicação do Plano permitiu constatar que está desajustado aos princípios de gestão urbanística no que respeita à altura do pé-direito dos pisos de alguns edifícios do núcleo que não respeitam as normas legais e regulamentares em vigor, nomeadamente o artigo 65.º do RGEU.

A correção desta lacuna do Plano implicou o reajustamento da altura da fachada dos edifícios (cércea), permitindo, por outro lado, melhorar a integração destes com os adjacentes ou com o plano de fachada onde estão inseridos.

Para além disso, e em resultado de mudanças socioeconómicas que ocorreram e que alteraram algumas das prioridades de desenvolvimento previstas à época da elaboração do Plano, tornou-se necessário alterar o Plano por forma a complementar o uso/finalidade definido para o Quartel e Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar.

Nestes termos, sob proposta da Câmara Municipal, a Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar, na sua reunião ordinária realizada no dia 24 de junho de 2022, aprovou a 1.ª alteração do PPNHVPA, tendo sido publicada com o Aviso n.º 15125/2022 no Diário da República, 2.ª Série, n.º 147, de 1 de agosto de 2022.

Aviso

Relatório de Fundamentação

O Plano de Pormenor do Bairro das Barreiras (PPBB) foi aprovado pela Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar em 15 de setembro de 2017, tendo sido publicado com o Aviso n.º 14399/2017 no Diário da República, 2.ª Série, n.º 230, de 29 de novembro de 2017.

Aviso
Elementos Constituintes
Elementos Complementares

1.ª CORREÇÃO MATERIAL

Após a publicação do PPBB, e na sequência de um Pedido de Informação Prévia para uma operação urbanística numa parcela de terreno integrada na área do Plano, detetou-se a existência de uma incorreção na Planta de Implantação.

Dado que se trata de um erro material patente na representação cartográfica, enquadrada alínea b) do n.º 1 do artigo 122.º do RJIGT, a Câmara Municipal, na sua reunião ordinária realizada a 26 de abril de 2018, deliberou aprovar a 1.ª Correção Material do PPBB, tendo sido publicada com o Aviso n.º 13974/2018 no Diário da República, 2.ª Série, n.º 188, de 28 de setembro de 2018.

Aviso
Relatório de Fundamentação

1.ª ALTERAÇÃO

O PPBB foi sujeito a um procedimento de alteração, enquadrado nos artigos 118.º e 119.º do RJIGT.

A alteração desencadeada deveu-se à necessidade de ajustar o Plano às transformações ocorridas no concelho, a nível socioeconómico, que alteraram algumas das prioridades de desenvolvimento urbano previstas à época da elaboração do Plano.

Nestes termos, sob proposta da Câmara Municipal, a Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar, na sua reunião ordinária realizada no dia 18 de dezembro de 2020, aprovou a 1.ª alteração do PPBB, tendo sido publicada com o Aviso n.º 1811/2021 no Diário da República, 2.ª Série, n.º 18, de 27 de janeiro de 2021.

Aviso
Declaração de Retificação
Relatório de Fundamentação

2.ª CORREÇÃO MATERIAL

A 2ª correção material do PPBB enquadra-se no âmbito do disposto na alínea b) do n.º1 do artigo 122.º do RJIGT, incidindo apenas na Planta de Implantação e consiste na correção dos limites de dois edifícios destinados à habitação social, cujo objetivo, é verter para o PPBB o explanado na estratégia local em matéria de habitação do Município e no acordo de colaboração celebrado entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), I.P., e o Município.

Nestes termos, a Câmara Municipal, na sua reunião ordinária realizada a 23 de maio de 2024, deliberou, por unanimidade, aprovar a 2ª Correção Material do PPBB, tendo sido publicada com o Aviso n.º 18718/2024/2 no Diário da República, 2.ª Série, n.º 164, de 26 de agosto de 2024.

Aviso
Relatório de Fundamentação

O Plano de Intervenção no Espaço Rústico (PIER) da Área de Exploração Consolidada de Recursos Geológicos de Telões foi aprovado pela Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar em 28 de setembro de 2018, tendo sido publicado com o Aviso n.º 15897/2018 no Diário da República, 2.ª Série, n.º 212, de 5 de novembro de 2018.

Aviso
Elementos Constituintes
Elementos Complementares

O Plano de Intervenção no Espaço Rústico (PIER) da Área de Exploração Consolidada de Recursos Geológicos de Pedras Salgadas foi aprovado pela Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar em 21 de dezembro de 2018, tendo sido publicado com o Aviso n.º 2611/2019 no Diário da República, 2.ª Série, n.º 32, de 14 de fevereiro de 2019.

Aviso
Elementos Constituintes
Elementos Complementares

O Plano de Intervenção no Espaço Rústico (PIER) da Área de Exploração Consolidada de Recursos Geológicos da Serra da Falperra foi aprovado pela Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar em 21 de dezembro de 2018, tendo sido publicado com o Aviso n.º 3386/2019 no Diário da República, 2.ª Série, n.º 43, de 1 de março de 2019.

Aviso
Elementos Constituintes
Elementos Complementares

O Plano de Intervenção no Espaço Rústico (PIER) da Expansão de Pedras Salgadas foi aprovado pela Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar em 22 de fevereiro de 2019, tendo sido publicado com o Aviso n.º 7059/2019 no Diário da República, 2.ª Série, n.º 77, de 18 de abril de 2019.

Aviso
Elementos Constituintes
Elementos Complementares

REVOGADO

PLANO DE PORMENOR DO CASTANHEIRO REDONDO

Com a aplicação do PPCR verificou-se que o instrumento não conseguia acompanhar e ajustar às necessidades de desenvolvimento urbanístico da sua área territorial. Para além disso, algumas das soluções que preconizava estavam desajustadas à conjuntura socioeconómica e preocupações atuais, em resultado da evolução das condições socioeconómicas, alterando as prioridades de desenvolvimento urbano previstas à época da elaboração do Plano.

Assim, nos termos do disposto no artigo 127.º do Decreto-Lei n.º 80/2015, de 14 de maio, na sua atual redação, a Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar, na sua reunião ordinária de 24 de fevereiro de 2023, deliberou, sob proposta da Câmara Municipal, revogar o PPCR.