No concelho de Vila Pouca de Aguiar existem duas zonas definidas para a fixação de industria/empresas

• Zona Industrial de Sabroso

O Parque Industrial de Sabroso de Aguiar encontra-se situado na freguesia de Sabroso de Aguiar, concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, sendo o Município de Vila Pouca de Aguiar a entidade proprietária e gestora.
    O loteamento deste Parque Industrial foi efetuado em três fases:
    Fase I composta por doze lotes, num total de 62.849 m2;
    Fase II composta por seis lotes, num total de 20.488 m2;
    Fase III composta por onze lotes, num total de 31.062 m2.
    A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar pretende criar condições de atribuição de incentivos para a fixação e apoio ao investimento empresarial na Zona Industrial de Sabroso de Aguiar, de acordo com o processo de desenvolvimento equilibrado que se pretende implementar no Concelho, tendo por base as seguintes premissas:
    Promover o desenvolvimento local de forma sustentada e ordenada;
    Fomentar o desenvolvimento e ordenamento industrial;
    Estimular a reestruturação e diversificação dos sectores já implementados;
    Apoiar novas iniciativas empresariais;
    Fomentar a criação de emprego.
    O tipo de empresa a instalar na Zona Industrial de Sabroso de Aguiar será, preferencialmente, de indústria transformadora e/ou elevado nível de incorporação tecnológica.
    Podem ainda candidatar-se empresas seguintes sectores:
    Eletricidade, gás e água;
    Construção e obras públicas;
    Comércio por grosso;
    Transportes e armazenamento;
    Quaisquer outras que pelas suas características se revelem de interesse para o Município.

Os preços de aquisição por m2 de terreno são diferenciados segundo o tipo de instalações (industria ou outras) e o número de postos de trabalho a criar, os lotes existente variam entre 1100 e 3500 m2, podendo haver junção de lotes, caso seja necessário e possível.

Tipologia Valor (+IVA)
    Unidades comerciais, armazéns, oficinas, estaleiros, outro tipo de serviços € 6,00 / m2
    Unidades industriais: € 5,00 / m2

Informação sobre condições e procedimentos de candidatura para aquisição de lote:
    • Gabinete de Apoio ao Empresário – Edifício da Antiga Cadeia.

Candidatura para aquisição de lote:
    • Secção de atendimento ao público da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

• Parque Empresarial de Vila Pouca de Aguiar

O Vila Pouca Park é um espaço estruturado para a instalação nas melhores condições de atividades empresariais, segundo os princípios dos condomínios fechados.
    Distribuído por 84.693 m2, o Vila Pouca Park dispõe de áreas para a instalação de empresas a partir de 240 m2 cobertos e 220 m2 descobertos por lote, dotados de infraestruturas e serviços adequados às suas necessidades a que junta o estrito respeito pela regulamentação ambiental.
    O valor mensal de ocupação dos lotes disponíveis é de 640 € + IVA.

Incentivo à fixação de empresas:
    Como forma de apoiar e incentivar a fixação de novas empresas no Concelho, a A Câmara Municipal celebrou, em fevereiro de 2016, um protocolo de cooperação com a Parmontes, proprietária do Parque Empresarial, com o objetivo de ser efetuada uma redução de 66%, durante o primeiro ano de fixação de uma nova empresa no Parque.