Massas Minerais são as rochas e ocorrências minerais que não sendo classificadas como Depósitos Minerais são susceptíveis de exploração industrial.
As Massas Minerais – Pedreiras – são alvo de intensa exploração no nosso concelho. patenteada na presença de inúmeras empresas, cada uma com capacidades técnicas e know-how de reconhecível vanguardismo mundial.
O sector da exploração e transformação de granitos e especificamente a fileira das rochas ornamentais, assume no concelho de Vila Pouca de Aguiar uma enorme relevância em termos socioeconómicos.
Este sector garante a criação de mais de 1000 postos de trabalho directo e outros tantos postos de trabalho indirecto. Estima-se que o valor produzido pelo sector represente mais de 30 milhões de euros anuais.
Outra particularidade para o reconhecimento da denominação de Capital do granito prende-se como diversidade tipológica dos granitos explorados.
A actividade extractiva do sector das pedras naturais faz-se, no nosso concelho, em três núcleos distintos; O núcleo de Pedras Salgadas, o núcleo de Telões e o núcleo da Falperra.
Nestas áreas exploram-se, respectivamente, o Granito Cinza Telões, o Granito Amarelo Real e o Granito Cinza Claro de Pedras Salgadas cuja implantação no mercado está amplamente divulgada.
Na planta de ordenamento do PDM de Vila Pouca de Aguiar estão definidos 3 áreas classificadas como “Espaços de recursos geológicos”, previstas para a exploração de granitos: Áreas de exploração consolidadas de Telões, Falperra e de Pedras Salgadas.