Município vai ter Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes
O concelho de Vila Pouca de Aguiar vai ter um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes. Hoje, 3 de fevereiro, a presidente da Câmara Municipal, Ana Rita Dias encontrou-se com a Diretora de Serviços de Política Migratória, Cristina Serém para ultimar um protocolo de cooperação entre as entidades que materialize o serviço de apoio aos migrantes que acedem a este território.
A representante da autarquia, Ana Rita Dias realçou a importância do serviço para integrar da melhor forma os migrantes que chegam até nós a integrarem-se na comunidade e, nesse sentido, o gabinete vai ser importante para os ajudar na documentação e regularização e também no apoio às famílias.
A representante da Agência para a Integração, Migrações e Asilo, Cristina Serém revelou que a estratégia da AIMA para os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes é aliar a perspetiva da integração com as questões da regularização e assegurou que daremos sempre resposta, célere se depender de nós, ao que nos solicitarem.
No encontro, também intervieram a vereadora Manuela Castanheira e a técnica da AIMA, Maria Rodrigues. Ao longo do dia, a comitiva realiza um périplo por vários espaços municipais. Os CLAIM são gabinetes/espaços de acolhimento, informação e apoio que têm como missão apoiar todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local. Estes serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.