Castelo dos Mouros como Bem de Interesse Municipal

Castelo

A classificação do povoado fortificado Castelo dos Mouros em Cidadelha de Jales, Alfarela de Jales, como Bem de Interesse Municipal foi aprovada em reunião de Câmara Municipal de 22 de fevereiro e em reunião de Assembleia Municipal de 29 de fevereiro. O território de Vila Pouca de Aguiar detém um legado histórico e arqueológico rico, resultado da longa ocupação humana da região.

Devido à valia histórica do povoado fortificado pré-romano pela sua estreita conexão com a exploração aurífera romana de Tresminas e Jales, o Município de Vila Pouca de Aguiar encetou diligências junto da Direção Regional de Cultura Norte, na concordância que a classificação patrimonial concorre para salvaguardar a integridade do sítio arqueológico.

O Castelo dos Mouros encontra-se implementado num esporão de sensivelmente a 250m de largura sobranceiro ao Rio Tinhela e nas imediações do filão aurífero de Gralheira, explorado em época romana e nos finais do século XX. A cronologia mais provável para a construção deste castro é Idade do Ferro.  A vista é deslumbrante e diversificada, o rio Tinhela corre selvagem por entre as penedias. É possível conhecer este sítio arqueológico que integra o Trilho de Terras do Ouro (início desde a Junta de Alfarela).