Início de votação on-line para destinar 15 mil Euros à comunidade juvenil
O orçamento participativo vai contemplar este ano a comunidade juvenil e os alunos com o valor global de 30 Mil Euros. As propostas estudantis já estão aprovadas, segue-se agora a votação para a proposta juvenil até 15 mil Euros que será concretizada pela Câmara Municipal. Neste caso, as propostas podem advir de jovens entre os 14 e os 30 anos de idade que sejam residentes, naturais ou trabalhadores no concelho; associações juvenis e agrupamentos de escuteiros.
Foram admitidas cinco propostas:
A proposta Lavandaria Solidária, de todos em benefício de um todo, tem o proponente Gonçalo Arménio Gonçalves e visa oferecer serviços gratuitos ou a preços reduzidos de lavagem e secagem de roupas para pessoas em situação de vulnerabilidade, fornecer um serviço de higiene básico, promovendo a dignidade e a inclusão social. A lavandaria será instalada na sede da Cruz Vermelha, adaptando um espaço existente para a instalação de máquinas de lavar e secadores.
A proposta Escutismo Convida, submetida pelo Agrupamento de Escuteiros 1372 de Vila Pouca de Aguiar, pretende melhorar as condições da sua sede para acolher dignamente quem nos visita e também melhor servir os objetivos do Agrupamento; pretende-se a construção de uma cozinha, que permita garantir a confeção de refeições e proceder à substituição gradual da caixilharia do edifício, para que as nossas crianças e jovens trabalhem com mais conforto.
A proposta Pontido 260 anos: preservando a nossa história e a nossa sede, a cargo da Banda Musical do Pontido, visa a melhoria das condições de funcionamento da sede, tais como obras de reparação das paredes da casa de ensaio, o isolamento acústico das salas de ensino, a aquisição de estantes de partituras mais estáveis e luzes apropriadas, instalação de ar condicionado na sala de convívio; a nível de instrumentos, aquisição de tubas mais leves.
A proposta Criação de Gabinete Médico para o CTM tem a proponente Maria Rita Bastos e pretende-se dotar um gabinete com equipamentos e materiais para atletas terem uma assistência médica capaz de intervir nas lesões e/ou tratamentos necessários à sua recuperação desportiva. Aqui, serão feitos os exames médicos aos atletas do CTM e poderá ser possível a colaboração com ex-atletas (médicos, fisioterapeutas, etc.) e com outros clubes da região.
A proposta Transformando a Emergência tem o proponente Carlos Manuel Mourão e tem como principal objetivo melhorar a eficácia dos Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar no socorro de emergência. Com este projeto, pretende-se adquirir dispositivos eletrónicos de última geração para a implementação do ITEAMS (INEM Tool for Emergency Alert Medical System) e DAE’s (Desfibrilhadores Automáticos Externos) reforçando a capacidade de resposta dos bombeiros.
A apresentação das propostas efetuou-se a 26 de abril no auditório municipal. As votações vão iniciar esta segunda-feira, dia 5 de maio, através deste endereço eletrónico.