RATIO – Ações Regionais para Inovar Programas Operacionais

Vila Pouca de Aguiar é o representante de Portugal no projeto RATIO, de cooperação inter-regional para melhorar o acesso a empresas do mundo rural a políticas de inovação.

Nove parceiros de oito estados membros da comunidade europeia estão a implementar um projeto que tem como objetivo “identificar o potencial inovador” de empresas localizadas longe das áreas urbanas.

Sendo o concelho iminentemente rural, a grande maioria dos empresários aguiarenses ou que laboram no concelho poderá beneficiar deste projeto que apoiará a inovação de produtos e serviços das empresas locais.

Numa primeira fase, decorre uma identificação e análise das diferentes experiências nas regiões que integram o projeto, seguindo-se a aprendizagem com intercâmbios de experiências, e finalmente os planos de ação para transferir o conhecimento adquirido e as boas práticas nas empresas.

O projeto RATIO é promovido pela Federação de Municípios, Regiões e Províncias de Aragão integrando parceiros de Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Polónia, Irlanda, República Checa e Letónia.

O projeto RATIO – Ações Regionais para Inovar Programas Operacionais foi aprovado pelo comité do Interreg Europe e é financiado pelo FEDER.

RATIO POLICY RECOMMENDATIONS