A agricultura é essencial à vitalidade do mundo rural, assegurando um conjunto de fatores ambientais, económicos e sociais.
Dadas as caraterísticas do concelho de Vila Pouca de Aguiar, a agricultura a par da pecuária, assumem grande expressividade, sendo inquestionável a sua importância na sustentabilidade da economia rural, na manutenção da biodiversidade e preservação da paisagem rural.
A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar considera estas áreas prioritárias. Deste modo, tem vindo a desenvolver um trabalho de apoio a este setor, que tem passado por um acompanhamento direto e personalizado através do Gabinete de Apoio ao Agricultor.
O Gabinete de Apoio ao Agricultor tem como objetivos gerais:
– Aproximar a comunidade dos serviços públicos.
-Garantir uma maior e melhor saúde pública, nos domínios da sanidade animal, higiene pública veterinária, melhoramento agrícola e zootécnico.
-Combater o abandono das zonas rurais.
-Incentivar a criação de empresas e o desenvolvimento das já existentes.
Serviços Prestados na área da Agricultura:
-Apoio ao licenciamento de recursos hídricos.
-Elaboração de processos com vista ao licenciamento por parte das entidades competentes APA, Agência Portuguesa de Ambiente e ICNF, Instituto Nacional de Conservação da Natureza e Florestas (poços, nascentes, furos, captações de água e limpeza das margens de cursos de água, regularização de margens, reparação de pontões e recuperação de açudes).
-Recolha e preparação de amostras de solos, folhas e água de rega para análise.
-Receção e tratamento de dados relativos aos processos de pedido de comparticipação das campanhas de vacinação por parte dos produtores agropecuários do concelho.
-Organização de sessões de esclarecimento temáticas.
-Atendimento diário aos agricultores na área do aconselhamento agrícola entre outros.