Atividades de animação e de apoio às famílias

O Município de Vila Pouca de Aguiar implementa a Componente de Apoio à Família (CAF), agora designada de Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF), de acordo com o Despacho n.º 9265 – B/2013, de 15 de Julho, do Gabinete do Ministro da Educação e Ciência, no âmbito do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar, de acordo com os princípios consagrados na Lei n.º 5/97 de 10 de Fevereiro (Lei Quadro da Educação Pré-Escolar), no Decreto-Lei n.º 147/97 de 11 de Junho, e no Protocolo de Cooperação celebrado em 8 de Julho de 1998, entre os Ministérios da Educação e do Trabalho e da Solidariedade e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.
As atividades de animação e de apoio às famílias (AAAF) destinam-se a assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar antes e/ou depois do período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção destas atividades.
A frequência das AAAF nos estabelecimentos de educação pré – escolar não é obrigatória, sendo implementada gratuitamente pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, no âmbito do protocolo de parceria entre a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Pouca de Aguiar.

Relativamente às Atividades de animação e apoio à Família, este ano letivo o Município de Vila Pouca de Aguiar disponibiliza serviços fundamentais, visando o apoio às famílias e o bem-estar das crianças, nomeadamente no fornecimento de refeições e prolongamento de horário, para além de disponibilizar o serviço de Atividades de Animação e Apoio à Família nas interrupções letivas (“A Brincar cresço”).

Nos casos das crianças carenciadas do nosso Concelho que se encontrem a frequentar os Jardins de Infância, a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, após análise da situação económica e financeira do agregado familiar, decide se o aluno passará a ser isento ou se terá redução no preço da refeição escolar.

Este este ano letivo usufruem do serviço de refeições e de prolongamento de horário todos os estabelecimentos de ensino.

Horário de Funcionamento
As Atividades de Animação e Apoio à Família na educação pré-escolar funcionam durante o ano letivo, de setembro a julho, de segunda-feira a sexta-feira e em todos os estabelecimentos de Ensino Pré-escolar do concelho de Vila Pouca de Aguiar.