Centro de Educação Ambiental
O Centro de Educação Ambiental nasce no Concelho de Vila Pouca de Aguiar num espaço onde a Fauna e a Flora são muito ricas.
Este espaço destina-se à valorização do património natural característico e bem preservado no território Aguiarense.
Localiza-se em Vila Pouca de Aguiar, a cerca de 2 km das autoestradas A7 e A24, junto à barragem da Falperra.
Este local foi alvo de requalificação do espaço envolvente da Lagoa do Alvão e atualmente possibilita o desfrute em pleno deste ex-líbris, através de um circuito que permite usufruir da Natureza que envolve este belo espaço, situado muito próximo do Alto do Minhéu (a 1200 metros de altitude, sendo o ponto mais setentrional da serra do Alvão).
Foram também implementadas pontes pedonais, observatório e caminhos rurais que permitem caminhar e apreciar este belo espaço natural.
Este espaço foi criado a pensar na promoção de aprendizagens e competências na sensibilização das crianças e jovens para a conservação do meio ambiente e a valorização do património natural local, promovendo ainda atividades dinâmicas e motivadoras, ao ar livre, em ambiente natural classificado incluindo atividades de sensibilização e educação ambiental.
Pretendeu o Município de Vila Pouca de Aguiar aproveitar uma estrutura pré-existente no Parque de Lazer da Lagoa do Alvão, desenvolvendo nesse mesmo espaço o Centro de Educação Ambiental, dotando-o de uma exposição lúdico-pedagógica sobre os ecossistemas classificados e as espécies mais emblemáticas com ocorrência no local, associada a um laboratório de observação de vida selvagem, onde serão alugados equipamentos e livros (guias) de apoio à observação da natureza, promovendo ainda o contacto com a natureza pela disponibilização de acesso a meios de mobilidade sustentável, incluindo caminhada e ciclismo.