Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Valorização turística de Tresminas com investimentos e mediatização do património cultural

O Complexo Mineiro Romano de Tresminas, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, está a ser valorizado através da implementação de cerca de duas dezenas de ações, cujo investimento global ascende os 2,8 milhões de euros, dos quais, mais de 1,8 milhões é suportado pela empresa Iberdrola.

As ações foram acordadas entre Câmara Municipal e a Direção Regional de Cultura do Norte, validadas pela Agência Portuguesa do Ambiente e o financiamento é, em grande parte, assegurado pela empresa Iberdrola no âmbito da medida de compensação nº2 para o património cultural da Declaração de Impacte Ambiental dos Aproveitamentos Hidroelétricos de Gouvães, Padroselos, Alto Tâmega e Daivões.

A vice-presidente do Município, Ana Rita Dias, o responsável da Iberdrola pela área de licenciamento do Sistema Eletroprodutor do Tâmega, José Maria Otero e a responsável da empresa pelas áreas do ambiente e socioeconomia local, Sara Hoya, assim como o representante da Direção Regional de Cultura do Norte, David Ferreira, e a arqueóloga do Centro Interpretativo de Tresminas, Patrícia Machado, foram os intervenientes na apresentação das antigas minas romanas à comunicação social portuguesa e internacional, em especial oriunda de Espanha.

Criação de parque arqueológico, edifício de apoio às cortas e galerias, musealização do espólio da Chã das Arcas, aquisição de equipamentos de suporte às visitas guiadas, publicação de conteúdos científicos e estudo geotécnico das galerias subterrâneas e poços são algumas das compensações conjuntas (inclui apoios comunitários) integradas no projeto de valorização do Complexo Mineiro Romano de Tresminas.