Incêndio «provocado» na Freguesia de Valoura
Para o presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, o incêndio na Freguesia de Valoura a três de agosto «foi provocado» em três pontos distintos junto à estrada municipal que liga as aldeias circundantes.
No ponto de situação realizado a cinco de agosto, Alberto Machado agradeceu o trabalho dos Bombeiros, Proteção Civil, GNR e à Junta de Freguesia. A área ardida é de cerca de cinquenta hectares.
O Comandante dos Bombeiros Voluntários, Hugo Silva fez o ponto de situação das operações de rescaldo. A «resposta musculada» evitou que o incêndio chegasse à aldeia de Cubas.
O alerta de incêndio foi dado ao final da tarde de 3 de agosto, tendo sido mobilizados bastantes recursos para o ponto das operações (170 operacionais, 37 viaturas e oito meios aéreos). A encosta da serra da Padrela foi fustigada pelas chamas que avançaram a «grande velocidade», segundo referiu o Comandante Distrital de Operações de Socorro, Álvaro Ribeiro, em declarações à agência Lusa. A zona do incêndio é de povoamento florestal e tem um declive acentuado.