Outubro Rosa em Vila Pouca de Aguiar

outubro rosa

Outubro Rosa é uma atividade reconhecida pela comunidade de Vila Pouca de Aguiar que mais uma vez se associa a esta causa da LPCC – Liga Portuguesa Contra o Cancro que dinamiza anualmente esta campanha, reforçando a importância do rastreio e divulgando informação e formas de apoio à mulher a quem foi diagnosticado cancro da mama e às suas famílias.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Delegação de Vila Real – este ano irá promover em Vila Pouca de Aguiar um peditório que, além de principal fonte de financiamento da LPCC, é o que garante da sustentabilidade das atividades que promove no âmbito dos seus quatro eixos de missão: o apoio ao doente oncológico e familiares, a promoção da saúde, a prevenção do cancro e o estímulo à formação e investigação em oncologia, e também irá dispor duma banca de venda de merchandising.

Desde 2016 que o Núcleo Regional do Norte convida a população a juntar-se a esta iniciativa, criando uma onda crescente de consciencialização relativamente à doença e incentivando à prevenção e ao diagnóstico precoce de cancro da mama. De forma a assinalar o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama será realizada a fotografia “Outubro Rosa em Vila Pouca de Aguiar” no dia 30 de Outubro, às 13h45, na escada junto à Biblioteca Municipal.

O movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a respetiva investigação.