Esclarecimento à População sobre a Qualidade da Água

abastecimento

Como é do conhecimento público, a 22 de novembro, várias Câmaras Municipais e outras entidades no país receberam diligências por parte da Polícia Judiciária;

No âmbito judicial, a Câmara de Vila Pouca de Aguiar não é considerada em nada.

No âmbito de qualidade da água no concelho, importa esclarecer que a empresa agora acusada com suspeitas de fraude, e que teria que fazer as análises mensais dos 83 sistemas de abastecimento de água em Vila Pouca de Aguiar, podem não corresponder à verdade, isto é, fariam a recolha, mas não efetuavam as análises em concreto, o que pode colocar em perigo a saúde pública, de quem consome a água de abastecimento público.

Por conseguinte, a 22 de novembro, foi solicitado a um novo laboratório de capitais 100% público e credenciado pela Entidade Reguladora ERSAR, efetuarem ainda esta semana uma recolha em cada um dos 83 sistemas de abastecimento de água para analisar em concreto a qualidade da água de cada sistema.

Importa salientar que no principal sistema de abastecimento público à população efetuado através da barragem de Gouvães tem também as análises da empresa Iberdrola e da Delegação de Saúde Local assegurando a garantia da qualidade da água e nos outros 82 sistemas também a Delegação de Saúde Local faz análises por amostragem; por isso nos próximos dias obteremos os resultados de todos os sistemas. Reitero que temos confiança na água de abastecimento público.

Presidente da Câmara, Alberto Machado