Feriado Municipal: Aguiarenses aderiram ao primeiro dia 16 de Maio do resto das nossas vidas

Dia D

A comunidade aguiarense aderiu às comemorações do Dia do Município com atividades que preencheram o dia 16 de maio.

As associações estiveram representadas nas atividades solenes da manhã com a Guarda de Honra, o Hastear das Bandeiras e a sessão de condecorações municipais e, à tarde, as práticas físicas atraíram ainda mais as famílias.

Na sessão solene, após as condecorações municipais por mérito e dedicação, intervieram a presidente da Câmara, Ana Rita Dias e o presidente da Assembleia Municipal, Álvaro de Sousa, seguindo-se a Academia com a demonstração de dança.

Entretanto, patente na Biblioteca Municipal, a exposição Documentos Medievais de Aguiar de Pena organizada por Albertino de Sousa ajuda a explicar o novo Feriado Municipal.

A fixação da data para a comemoração do feriado municipal tem por base o Foral Manuelino de Aguiar da Pena. Apesar da atribuição de forais antigos (o primeiro foral foi atribuído por D. Afonso Henriques e mais tarde confirmado por D. Afonso II em fevereiro de 1.220), neste caso, é conhecido o dia da outorga do foral novo – 16 de maio de 1517.

Com base no fator histórico, a Assembleia Municipal de 29 de setembro de 2023 decidiu alterar a data do feriado municipal para o dia 16 de maio, tendo sido agora celebrado em 2024.