Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Unidade de Cuidados de Convalescença vai abrir em 2025

Unidade

O Município de Vila Pouca de Aguiar e a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) assinaram, a 6 de setembro, o contrato que permite a utilização do edifício anteriormente destinado aos Cuidados Paliativos para a nova Unidade de Cuidados de Convalescença. Esta iniciativa tem associado um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pelo Município de Vila Pouca de Aguiar e pela ULSTMAD.

O ato solene contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Ana Rita Dias; do Presidente do Conselho de Administração da ULSTMAD, Ivo Oliveira; da Diretora Clínica para os Cuidados Primários da ULSTMAD, Vera Santos; do Enfermeiro Diretor da ULSTMAD, Júlio Azevedo; do Vogal Executivo do Conselho de Administração da ULSTMAD, Gabriel Martins; e da Enfermeira Gestora do Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar, Fernanda Fernandes.

Impacto na população

Este projeto não só recupera e revitaliza um espaço subutilizado, mas também responde à crescente procura por cuidados médicos especializados na região, especialmente para doentes em fase de convalescença, que requerem cuidados de saúde permanentes, que tanta carência têm na região e no país. Assim sendo, há uma resposta efetiva ao envelhecimento populacional, promovendo, desta forma, uma maior qualidade de vida para a comunidade.

Especificidades da Unidade

A nova Unidade de Cuidados de Convalescença da ULSTMAD contará com 20 camas e estará operacional em 2025.

É uma unidade de internamento, independente, integrada numa unidade hospitalar de agudos, que tem o objetivo de prestar tratamento e supervisão clínica, continuada e intensiva, e para cuidados clínicos de reabilitação, na sequência de internamento hospitalar originado por situação clínica aguda.

Tem como finalidades a estabilização clínica e funcional, a avaliação e reabilitação integral da pessoa com perda transitória de autonomia potencialmente recuperável e que não necessita de cuidados hospitalares agudos.

A Unidade de Cuidados de Convalescença destina-se a internamentos com previsibilidade até 30 dias consecutivos por cada admissão.

Cuidados de Saúde Primários

O Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar, que inclui a sede em Vila Pouca de Aguiar e dois polos em Pedras Salgadas e Campo de Jales, conta atualmente com nove médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar (MGF). Recentemente, foram preenchidas as quatro vagas disponíveis no último concurso.

Efetivamente, são disponibilizados vários equipamentos e recursos médicos, sendo de destacar: um novo aparelho de Raio-X, um gabinete de Saúde Oral, este último equipado com uma moderna cadeira de dentista. Além disso, a unidade dispõe de serviços especializados em Podologia, Cardiopneumologia, Psicologia e Serviço Social.

Complementarmente, a Unidade de Cuidados na Comunidade inclui uma Equipa de Cuidados Continuados Integrados, que disponibiliza 20 camas. O Serviço de Atendimento Complementar (SAC) está operacional todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados, assegurando a prestação de assistência médica acessível sempre que necessária.