Início de ações de sensibilização para separação de resíduos
A presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Ana Rita Dias participou numa ação de sensibilização de separação de resíduos que contou com a presença de técnicos municipais da área do ambiente e técnicas da Resinorte – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. que tem como missão a gestão do sistema multimunicipal de triagem, recolha, valorização e tratamento de resíduos urbanos.
A 26 de janeiro, a ação desenvolveu-se junto do comércio local com distribuição de materiais e troca de impressões relativamente à separação de resíduos que envolveu os comerciantes e representantes das entidades que prestam serviços na área ambiental. A recolha porta a porta é um serviço de proximidade que a Resinorte disponibiliza para a recolha gratuita de resíduos de embalagem de papel/cartão e embalagens de plástico/metal. Este serviço de recolha seletiva, destina-se apenas aos estabelecimentos comerciais.
A autarca Ana Rita Dias considera que estas ações são importantes para sensibilizar para a separação de resíduos que contribui para a melhoria do ambiente e a redução de custos na fatura do consumidor. Marisa Lima, da Resinorte, recordou que tudo o que não vá para o lixo doméstico é dinheiro para o bolso do Município, ou seja para o bolso do consumidor.
No âmbito da iniciativa ECO-Feira, adianta a empresa, serão efetuadas três sessões de sensibilização direta junto dos feirantes. A primeira, de implementação, uma segunda, de monitorização da implementação e uma terceira, de consolidação. O trabalho de sensibilização será complementado pela fiscalização e ambiente da autarquia.