Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Reforço de 250 mil euros para valorização turística de Tresminas

As antigas minas romanas, em Vila Pouca de Aguiar, irão receber 248. 124 euros para várias ações a concretizar ao longo de 2018, com vista à dinamização do turismo rural e de natureza.

O presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado ressalva que a união faz a força, por conseguinte, é preciso olhar o património como uma oportunidade e há um compromisso elevadíssimo com as pessoas para o desenvolvimento local; o plano estratégico de Tresminas passa por um trabalho conjunto na valorização patrimonial e natural;

O reforço de verbas do Projeto de Valorização do Complexo Mineiro de Tresminas surge como medida de compensação para o património cultural que advêm do Sistema Eletroprodutor do Tâmega.

As ações comparticipadas este ano destinam-se, além da equipa técnica, a estudo histórico, geológico, de fauna e flora de Tresminas, equipamento para visitas, limpeza de galerias mineiras, musealização do espólio da Chã das Arcas, construção de edifício de apoio às cortas e galerias e a estruturas de apoio à circulação nas cortas e galerias mineiras.

As ações foram acordadas entre o Município e a Direção Regional de Cultura do Norte, validadas pela Agência Portuguesa do Ambiente e o financiamento será assegurado pela empresa Iberdrola no âmbito da medida de compensação nº2 para o património cultural da Declaração de Impacte Ambiental dos Aproveitamentos Hidroelétricos de Gouvães, Padroselos, Alto Tâmega e Daivões. Este Projeto de Valorização do Complexo Mineiro de Tresminas já foi comparticipado com 391.471€ (2016) e com 198.475€ (2017).