Apoio ao Movimento pelo Interior
O “Movimento pelo Interior – em nome da coesão” pretende contribuir, nos próximos 12 anos, para a criação de políticas públicas que contrariem ou atenuem alguns dos problemas estruturais das regiões de baixa densidade.
Segundo o Programa Nacional para a Coesão Territorial, dos 308 concelhos, há 165 municípios caracterizados como sendo de Interior.
Vila Pouca de Aguiar está entre o conjunto de territórios do Interior, ameaçados pelo despovoamento.
A Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar aprovou por unanimidade uma moção de apoio ao Movimento pelo Interior – em nome da coesão.
Os deputados acreditam que «este Movimento criará, certamente, impacto na ideologia política nacional e acreditamos que se venha a sentir na Europa, inclusivamente».
A moção, de 23 de fevereiro, sublinha que Portugal precisa de um fôlego que venha a devolver a justiça, a igualdade e a integração de todos os portugueses no projeto de desenvolvimento de âmbito nacional em que a unidade se sobreponha à litoralização e à bipolarização (concentração máxima de pessoas e recursos nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto).