Assembleia Extraordinária não aceita competências na saúde animal e segurança dos alimentos, e acorda pagamento de dívida
Vila Pouca de Aguiar não aceita a transferência de competências nos domínios de proteção e saúde animal e de segurança dos alimentos.
Em reunião extraordinária, a 27 de março, a Assembleia Municipal decidiu por unanimidade a não aceitação destas competências por ainda não estarem reunidas as condições para a sua execução. Alberto Machado, presidente da Câmara Municipal, abordou a descentralização e contextualizou com os demais concelhos do Alto Tâmega.
Num segundo ponto, também com votação unânime, foi deliberado o acordo de pagamento de dívida vencida à empresa Águas do Norte, S.A. O autarca Alberto Machado considera que este acordo é uma boa oportunidade pelo juro do pagamento que deverá ser baixo.
Uma vez que o Município tem uma margem de endividamento de mais de 18 milhões de Euros – Alberto Machado disse aos deputados que o executivo não fez um cêntimo de dívida nos últimos seis anos – é possível efetuar o acordo de pagamento de 1.247.793,23€ por um prazo de 25 anos.