BUPi de Vila Pouca de Aguiar entre os melhores do país
O Município de Vila Pouca de Aguiar aderiu ao Balcão Único do Prédio em outubro de 2020 e até janeiro de 2025 foram georreferenciadas 23.390 matrizes, num total de 54.882, o que corresponde a 19.001ha de área georreferenciada, num total de 43.707ha.
O BUPi permite aos aguiarenses e registar os seus prédios rústicos e mistos, de forma simples e gratuita, garantindo a titularidade e a marcação dos limites de cada propriedade. Com este serviço de apoio aos proprietários, através do registo gratuito das respetivas propriedades, o BUPi de Vila Pouca de Aguiar georreferenciou 43% das matrizes do concelho tendo alcançado a maior taxa de execução do Alto Tâmega e ocupa o 21º lugar entre os 151 municípios de Portugal continental que aderiram ao projeto.
Dispondo agora de dois técnicos habilitados, o Balcão funciona de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, no antigo Palacete Silva, Rua Comendador Silva, Vila Pouca de Aguiar. O Balcão de atendimento funciona por marcação prévia, através do contacto telefónico 259 419 022 ou do endereço eletrónico: bupi@cm-vpaguiar.pt
Os atuais serviços prestados pelos técnicos do balcão vão para além da mera execução de matrizes georreferenciadas, pois prestam atendimento técnico ao público, para o esclarecimento de dúvidas e orientação para outros serviços administrativos do Estado; é efetuada a correção de polígonos; atos de pré-conciliação; agregação dos dados matriciais nos processos omissos e anexação da informação da descrição predial, entre outras tarefas.