No início de cada ano, sucedem-se os tradicionais cânticos de reis e janeiras, e são várias as coletividades sociais, educativas e culturais que cumprem a tradição de os cantar ao presidente da Câmara Municipal.

No final das atuações, o presidente da Câmara, Alberto Machado, cumprimenta os elementos do grupo e convida-os a degustar o bolo-rei.

Os convívios entre coletividades locais e o executivo realizam-se normalmente no salão nobre dos Paços do Concelho ao longo do mês de janeiro.

Já cantaram os reis ou as janeiras ao presidente da Câmara os grupos de comissão de festas de Cidadelhe de Aguiar, trabalhadores e alunos da pré-escola (decorreu nas próprias instalações) e Santa Casa da Misericórdia. Até meados do mês, estão previstas ainda atuações de creche e elementos do CAO – Centro de Atividades Ocupacional e da USTAG – Universidade Sénior de Terras de Aguiar.