O presidente da Câmara, Alberto Machado condecorou no Dia do Município, 22 de junho, a Campeã Mundial de Equitação Adaptada, Nathalie Sousa com a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, seguindo-se as medalhas municipais de dedicação.

No final da sessão solene, a foto de grupo incluiu convidados de honra, designadamente os deputados à Assembleia da República, Pedro Pimentel, Manuela Tender, Francisco Rocha, José Luís Ferreira e Ascenso Simões, o Diretor Regional de Cultura, António Ponte, entre outros dirigentes e autarcas.

Logo pela manhã, o Hastear da Bandeira e a Guarda de Honra com a presença da comunidade local e da participação dos Bombeiros Voluntários, Banda do Pontido, Escuteiros de Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas.

Seguiu-se a colocação da réplica da estátua do Guerreiro de Capeludos na praça João Paulo II. Um grupo de cidadãos mobilizou-se para evocar o monumento que está no Museu Nacional de Arqueologia. No concelho, estão referenciados 13 castros. A contextualização deste momento simbólico esteve a cargo de Armando Coelho que falou numa estátua de guerreiro castreja que é uma imagem tutelar na proteção e defesa do território.

Evocando a jovem galardoada, o autarca Alberto Machado disse que vale a pena acreditar numa sociedade inclusiva, e classificou a comunidade local de gente guerreira. O diretor António Ponte referiu que o património é uma ativo na valorização do território e o cidadão Paulo Gonçalves sublinhou que a cidadania está de boa saúde em vila Pouca de Aguiar. O dia continuou com atividades desportivas e culturais.