Skip to content

Possui a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar um Gabinete de Inserção Profissional, com bolsa de recrutamento com identificação de valências profissionais, através do qual se podem privilegiar os contactos entre empregadores, considerando necessidades específicas.

No ano de 2017 foram inscritos 176 utentes no Gabinete de Inserção Profissional, e foram inscritos utentes nos Cursos de Formação promovidos pelo Instituto de emprego e formação profissional.

Mais se refere que relativamente a esta valência é prestado auxílio a todos os munícipes que necessitem de ajudam na preparação de entrevistas de seleção, elaboração de Curriculum Vitae e cartas de apresentação.

 

Cursos Técnicos Superiores Profissionais para o ano letivo 2020/2021

Já são conhecidos os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) para o ano letivo 2020/2021, a funcionar no Alto Tâmega. 7 Cursos no total: 6 em Chaves e 1 em Valpaços.

No âmbito do protocolo assinado em 2018, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) continuam a aumentar a oferta formativa com a abertura de sete cursos técnicos superiores profissionais, uma alternativa ao ensino superior regular que tem como objetivo incentivar os jovens a prosseguir com os estudos após o 12º ano.
No próximo ano letivo – 2020/2021 – vão funcionar em Chaves seis CTeSP, nomeadamente: Estética Cosmética e Bem-Estar; Informática; Promoção Turística e Cultural; Qualidade e Tratamento de Água e Efluentes; Restauração e Inovação Alimentar e, ainda, Termalismo e Bem-Estar. Já em Valpaços vai abrir o CTeSP em Gestão Agrícola.
Os Cursos de Chaves serão lecionados na sede do Aquavalor, no edifício do antigo Magistério, e o Curso de Valpaços nas instalações da Casa do Vinho.
Recorde-se que os CTeSP conferem um Diploma de qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, têm 120 créditos e a duração de quatro semestres, sendo o último em contexto de trabalho. De referir, também, que os titulares de um Diploma de Técnico Superior Profissional podem prosseguir os estudos de Licenciatura, através de concurso especial de acesso e parte substancial da formação efetuada no CTeSP será creditada na mesma em que o titular seja admitido, posteriormente.
As inscrições podem ser efetivadas através do link http://candidaturas.ipb.pt até ao próximo dia 30 de agosto.

Desdobrável informativo

Contacto:

Gabinete de Inserção profissional
Rua Dr. Henrique Botelho, 5450-027 Vila Pouca de Aguiar
Telefone: 259 419 028 | E-mail: geral@cm-vpaguiar.pt