A Ludoteca Municipal é um espaço lúdico-pedagógico com o apoio às crianças e jovens sendo um complemento à escola onde podem ocupar os tempos livres de uma maneira pedagógica que oferece à criança novas perspetivas, desenvolvendo a criatividade, a memória, o relacionamento com os outros, adquirindo novos conhecimentos, aprendendo brincando.

 Este espaço serve como ocupação de tempos livres tanto no período pós-letivo como de férias escolares, permitindo à criança novas convivências e posteriormente, novas vivências servindo também como meio de atenuar as diferenças socioculturais. Este serviço é prestado à população gratuitamente de segunda a sexta-feira das 9h às 12h30 e das 14h às 19h30m, a todas as crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos utilizando-a apenas por um período máximo de três horas diárias. Recentemente, foi também aberto um espaço jovem destinado aos jovens com idades entre 13 e os 18 anos, onde foi possível observar uma maior afluência de jovens que assumiram a Ludoteca como um espaço de encontro e de convívio, tendo como preferência o espaço de jogos de mesa.

No espaço da Ludoteca as crianças podem encontrar jogos de construção, de dramatização, uma pequena biblioteca, um espaço de pinturas e uma zona livre composta por mesas, sendo que, os espaços lúdicos são de livre acesso.

A Ludoteca tem uma lotação máxima de 25 utilizadores sendo o seu espaço destinado a crianças e jovens residentes e não residentes no concelho de Vila Pouca de Aguiar. Para usufruir do espaço é necessário o preenchimento de uma ficha de inscrição, renovada anualmente no mês de janeiro.

Contacto

Ludoteca Municipal

Av. General Humberto Delgado 5450-004 Vila Pouca de Aguiar
Telefone: 259 419 100; ext: 300  | E-mail: geral@cm-vpaguiar.pt

Regulamento da Ludoteca Municipal

Ficha de inscrição