Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Estado e Baldios analisam acordo para futuro comum

baldios

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P., que representa o Estado, reuniu, a 18 de fevereiro, com os representantes de Conselhos Diretivos do concelho de Vila Pouca de Aguiar tendo em vista dar conta das atividades dos últimos cinco anos do ICNF neste território concelhio, designadamente nos perímetros florestais do Alvão e da serra da Padrela.

Após a sessão de boas-vindas de José Luis Teixeira, vice-presidente da Câmara Municipal, a equipa do ICNF, aqui liderada por Sandra Sarmento, diretora regional do Norte, prestou esclarecimentos aos compartes relativos aos investimentos efetuados e, sobretudo, indo ao encontro das dúvidas das comunidades locais face à proposta de acordo para uma gestão partilhada do território florestal. Nesta reunião, as principais dúvidas dizem respeito a Créditos de Carbono e na redação da proposta, desde logo quanto à hierarquização na gestão do espaço florestal local.

Esta reunião que decorreu no auditório da Santa Casa da Misericórdia serviu de mote para que os representantes dos baldios possam analisar a possibilidade de acordo em reunião com a respetiva Assembleia de Compartes, se possível a curto prazo para o instituto público.

Ainda no regime de cogestão, cujo período de cinquenta anos terminou a 24 de janeiro de 2026, o ICNF recordou o investimento de 1.234 Milhões de Euros em ações no concelho nos últimos cinco anos, sobretudo em silvicultura preventiva, através de sapadores florestais, e também ações de fogo controlado, medidas na rede primária, entre outras intervenções.

18 de fevereiro de 2026
Gabinete de Apoio à Presidente
Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar