Restaurantes cheios, produtores satisfeitos. No fim de semana da Mostra Gastronómica foram servidas centenas de refeições com cabrito, castanhas, cogumelos e outras iguarias nos restaurantes aguiarenses. E no Mercado Municipal, produtos do bosque e do campo foram sendo escoados através de visitantes oriundos de várias zonas do país e da vizinha Espanha.

Ao longo dos três dias do evento fomos auscultando empresários locais e visitámos espaços de restauração onde houve bastante procura pela gastronomia regional. Foi, seguramente, uma das melhores edições da mostra gastronómica!

No mercado Municipal, os produtos da floresta – castanhas e cogumelos – e do campo, em especial hortícolas, mel e compotas tiveram uma forte procura, desde sexta até domingo.

Além da gastronomia como o cabrito assado ou a míscarada e dos produtos de eleição tais como judia, cota e longal na castanha ou boletos, cantarelos e champignon nos cogumelos, as atividades socioculturais e de animação musical foram diversas. E aqui é de destacar o concerto de Ana Bacalhau no sábado à noite com centenas de pessoas rendidas à voz da artista portuguesa.

Organizada pelo Município e EHATB, a XVIII Mostra Gastronómica incluiu ainda atelier infantil e com exposição temática, workshop de cogumelos, teatro, animação com Acrepes, Ustag e Alvão, workshop de culinária, caminhada, e magusto com adesão popular.