Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Funcionamento do Posto Médico de Campo de Jales

COMUNICADO À POPULAÇÃO

 

Desde o início de julho de 2018 que o posto médico de Campo de Jales se encontra sem médico em permanência pelo motivo de ausência por doença da médica afeta ao local, implicando que mais de 1300 utentes se encontrem privados de médico de família.

Após solicitação dos Presidentes das Câmaras Municipais de Vila Pouca de Aguiar e de Murça, bem como dos Presidentes das Juntas de Freguesia de Alfarela de Jales, Vreia de Jales e da União de Freguesia de Carva e Vilares, logrou-se efetivar, em 8 de outubro de 2018, uma reunião no mencionado Posto Médico com a Diretora Executiva do ACES Alto Tâmega, na qual foi comunicado que apenas e provavelmente em janeiro a ARS Norte iria proceder à substituição da médica no Posto Médico de Campo de Jales.

Informados do longo período para a recolocação de médico, perfazendo no total mais de 6 meses, e sabendo antecipadamente que se avizinha o período crítico da gripe e considerando ainda que estamos perante uma população bastante envelhecida, com limitações de mobilidade, foram de imediato encetadas diligências no sentido de regularizar a situação.

Por conseguinte, foram efetuados contactos pessoais, tendo sido possível obter o retorno de um médico com especialidade em medicina geral e familiar, durante 3 dias por semana no Posto Médico de Campo de Jales, colmatando, deste modo, a ausência médica que se verifica.

No dia 9 de outubro foi contactado o Dr. Pimenta Marinho, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, e solicitado o agendamento de uma reunião com vista à autorização para a colocação do médico de substituição, desde a presente data e até à colocação do médico de família pela ARS, suportando as Câmaras Municipais os custos de colocação desse médico. À ARS cabia apenas permitir a utilização das instalações e acesso ao respetivo sistema.

Após inúmeros contactos, efetuados diariamente, não foi possível obter resposta por parte da ARS, nem qualquer manifestação de disponibilidade para agendamento da reunião solicitada.

Tais factos demonstram total desconsideração pela população de Jales, pelas populações idosas e mais desfavorecidas e uma imperturbabilidade declarada no que concerne o estado da saúde das pessoas, pelo que se considera fundamental tomar medidas que expressem a revolta da população pelo que está a suceder.

Nesta conformidade pretende-se efetuar uma reunião com toda a população das Freguesias de Alfarela de Jales e de Vreia de Jales no próximo dia 1 de novembro, pelas 17 horas, a realizar na sede do Conselho Diretivo de Campo de Jales.

A sua presença é indispensável, porque apenas unidos alcançaremos o desígnio de defender os interesses das populações, nomeadamente o acesso à saúde e o direito a médico de família.

Desta convocatória daremos conhecimento à comunicação social.

Vila Pouca de Aguiar, 25 de outubro de 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar (Prof. António Alberto Machado), o Presidente da Junta de Freguesia de Alfarela de Jales (Manuel Fernando M. Machado), o Presidente da Junta de Freguesia de Vreia de Jales (Norberto Paulo Xavier Pires)