Utilizar as férias escolares a ajudar quem passa por maiores dificuldades

Change

É esta a intenção da parceria entre a Câmara Municipal que financia materiais e apoia na logística e a entidade Just a Change, representativa dos jovens voluntários (a única condicionante é ter idade igual ou superior a 18 anos) que já vai na sexta edição e em mais de uma dezena de casas recuperadas.

Neste campo de trabalho solidário em prol dos beneficiários, participaram 25 voluntários coordenados pela Just a Change, o Presidente e Vereador da Câmara Municipal, os executivos das Freguesias de Tresminas e Vreia de Jales (onde decorreram as recuperações habitacionais), o Conselho Diretivo de Campo de Jales, o empreiteiro e colaboradores técnicos. Depois das obras, o encontro final a convite da Junta da Vreia com a participação de todos os intervenientes no convívio social. Há um antes e um depois das obras, vidas com esperança renovada.

Melhoria de três habitações a pessoas com carências sociais

Numa ação de campo ao decorrer das obras, a vereadora da ação social da autarquia de Vila Pouca de Aguiar, Manuela Castanheira fez-se acompanhar da sua homóloga de Montalegre, Ana Isabel Dias, e de técnicos municipais de ação social, a 31 de agosto, no périplo pelas três habitações que estão a ser beneficiadas no âmbito de uma parceria com a associação Just a Change.

No local das obras, foram recebidas por Francisco Amaro e 25 voluntários que deitaram mãos às obras para melhorarem as condições de habitabilidade de aguiarenses em reabilitação social e afetiva. Autarcas locais, instituições sociais e empresas com responsabilidade social dão as mãos às pessoas por habitação condigna.

Novos telhados, janelas e portas, reabilitação de casas de banho e outras divisões essenciais à habitabilidade vão sendo implementadas pelos voluntários que procuram envolver as pessoas beneficiadas e a comunidade local.

Vila Pouca de Aguiar está integrada num Camp In da Just a Change em que os voluntários têm 15 dias de trabalho de obra para reconstruir a casa da família carenciada, este verão foram abrangidas três habitações no concelho.