Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Mulheres estreiam-se no registo da toponímia aguiarense

reunião câmara

É a primeira vez que acontece, a Câmara Municipal aprovou, a 25 de Julho, nomes de mulheres para novos topónimos de ruas no nosso território reconhecendo os contributos de Pedrina Aurora e Zulmira Morais para o desenvolvimento do concelho.

As alterações na toponímia, que se revelam homenagens póstumas, foram aprovadas por unanimidade. Pedrina Aurora esteve emigrada no Brasil e mais tarde regressou para residir com seu marido Acácio de Sousa numa casa construída junto à estrada municipal; o casal cedeu terrenos onde agora é o centro da aldeia e, mais tarde, a benfeitora ofereceu vários terrenos aos emigrantes da aldeia que regressaram para construir habitação.

Zulmira Morais foi a última senhora da Casa da Freixeda, uma casa senhorial que envolve o marco geodésico Penicoto, tendo sido também proprietária de edifícios na principal rua da sede de concelho. No livro Memórias da Freixeda de Floripo Salvador realça-se que “no início do século anterior ainda era tradição cozer-se, diariamente, pão na Casa das Senhoras para distribuir aos pobres”. Zulmira de Morais acolheu várias meninas da aldeia e deu-lhes a possibilidade de estudar e algumas acabaram por exercer enfermagem.

A proposta relativa à Freguesia de Capeludos de Aguiar altera os topónimos de ruas na localidade de Freixeda passando a travessa da Corga a ser Rua Pedrina Aurora, a Rua da Portela passa a Rua Zulmira Morais e o Largo da Capela passa a ser Largo Acácio de Sousa.

Relativamente aos outros assuntos, após ata de reunião anterior, seguiu-se a aprovação de protocolo de cooperação com a Fundación Las Médulas, Paisaje y Patrimonio. Depois, contrato de aquisição de serviços para o exercício de funções de técnico superior em Proteção Civil. Seguiu-se a isenção do pagamento de taxas de licenciamento ao Eddy Circus. Avança o Plano Municipal de Transportes escolares 2024/2025 e uma nova parceria com a Associação Just a Change.

Comparticipação financeira ao Centro Social Nossa Senhora do Extremo para Integração de Estágio Profissional. Comparticipação financeira ao Moto Clube do Corgo no âmbito da Semana da Juventude. E comparticipação financeira para desenvolvimento desportivo de modalidades individuais (Ano 2024).