Pela Valorização da Raça Maronesa

Maronês

O primeiro encontro do maronês iniciou com diálogo aberto pelo Francisco Castanheira, da Coopaguiarense que abordou a necessidade de trabalhar em conjunto e da carne estar a ser mais consumida pela comunidade local. O presidente da Câmara, Alberto Machado assume que o mais importante é a preservação da raça e é fundamental conciliar com a produção de carne. O autarca quer que haja uma evolução no segundo encontro, designadamente mais restaurantes a servir bem a carne maronesa.

Virgílio Alves é talvez a pessoa que melhor conhece este animal, o que surge nas pinturas rupestres é o maronês que é o descendente do auroque, selvagem que entrou pelo seu próprio pé na Península Ibérica, através do Estreito de Gibraltar. O professor jubilado da UTAD diz que a gordura desta carne orgânica faz bem à saúde.

Enquanto criador da raça, Tommy Ferreira valoriza a capacidade do gado maronês em aproveitar os recursos da região, do Agrupamento de Produtores de Carne Maronesa, Marília Olhero referiu que em 2022 a cooperativa recebeu 1200 animais com idade e peso específicos e da PEC Nordeste, Vítor Gonçalves expressou que depois de dar a conhecer o produto o desafio é corresponder aos interesses do cliente, daí a necessidade de padronizar o produto e valorizar quem trabalha bem o gado que tem, isto é, pagar mais pelo cumprimento de características para uniformizar o produto.

Após o diálogo sobre “A valorização da Raça Maronesa”, procedeu-se à realização do Concurso Pecuário do Alvão e atividades demonstrativas. André Ribeiro, Joaquim Teixeira e Ivan Teixeira promoveram este que é já um dos concursos com mais participação de produtores e de gado. As atividades decorreram na lagoa do Alvão, também conhecida pela barragem da Falperra. Maronesa é a raça de gabo bovino autóctone do distrito com incidência no sistema montanhoso entre Marão e Alvão, abrangendo os concelhos de Vila Pouca de Aguiar, Mondim de Basto, Ribeira de Pena e Vila Real. O Dia do Maronês é organizado pela Coopaguiarense com apoios do Município, Freguesia do Alvão e colaboração do Agrupamento de Produtores de Carne Maronesa e da Associação de Criadores do Maronês.