A vice-presidente do Município de Vila Pouca de Aguiar, Ana Rita Dias, esteve presente na criação da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Tâmega.

Com a formalização da RIBAT será agora possível aprofundar a colaboração entre as Bibliotecas Municipais de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

Ana Rita Dias considera que a assinatura deste protocolo (4 de junho, Montalegre) é extremamente importante uma vez que vai trazer mais ações e dinâmica cultural; as atividades da nossa biblioteca podem replicar-se nas restantes e vice-versa. A autarca refere que estamos todos ligados e podemos estar ainda mais porque temos muitas ligações culturais, e as nossas comunidades locais e escolares vão sentir-se mais integradas.

Neste sentido, rentabilizar os serviços que se oferecem à comunidade, prestar um melhor serviço público aos cidadãos, melhorar os serviços disponibilizados em cada biblioteca e o acesso à informação municipal e promover e reforçar a identidade regional estão entre as mais-valias deste acordo de colaboração entre os seis Municípios.

Divulgar esta nova rede, dar a conhecer os autores da região, ‘mergulhar’ na leitura, comemorar o centenário de Sophia de Mello Breyner, implementar o catálogo coletivo, valorizar o espólio dos autores locais e da etnografia das localidades estão entre as atividades para o biénio 2019/2020.