Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Tomada de Posse dos Órgãos do Município

Alberto Machado foi empossado para um novo mandato como presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar (2017-2021).
O autarca garantiu que a Câmara estará atenta e ativa para garantir o futuro da população, uma autarquia amiga e próxima das pessoas e de combate à exclusão social.
Alberto Machado referiu áreas de atuação municipal para garantir a coesão territorial e a equidade social, designadamente educação, crescimento verde, desenvolvimento económico, produtos locais e empreendedorismo.
O ato de instalação dos órgãos do Município (Assembleia e Câmara) decorreu a 12 de outubro no Cineteatro Municipal.
A sessão iniciou com a tomada de posse referente aos mandatos à Assembleia Municipal, que continuará a ser presidida por Álvaro de Sousa que assinalou que neste dia 12 de outubro importa agradecer a forma expressiva como os aguiarenses se expressaram, sublinhando que fará um mandato com o rigor e a isenção possíveis.
À Assembleia Municipal foram empossadas 35 pessoas, sendo 24 sociais-democratas (12 mandatados e 12 autarcas das freguesias) e 11 socialistas (9 mandatos e dois autarcas das freguesias). À Câmara foram empossadas 7 pessoas, sendo quatro do PSD e três do PS.
Relativamente às Assembleias de Freguesia, os sociais-democratas conquistaram 12 juntas (Alfarela, Alvão, Bornes, Bragado, Capeludos, Sabroso, Telões, Tresminas, Pensalvos/Parada de Monteiros, Valoura, Vreia de Bornes e Vreia de Jales) e os socialistas conquistaram duas juntas (Soutelo e Vila Pouca de Aguiar).
No final da sessão de instalação dos órgãos do Município, realizou-se a primeira reunião da Assembleia Municipal com a eleição da mesa, a saber: Álvaro de Sousa, Armando Mourão e Diná Sarmento.
Refira-se que na Assembleia de Apuramento Geral, a 3 de outubro, foram conhecidos os resultados finais das eleições aos órgãos autárquicos. Nesse sentido, o PSD alcançou 4.994 votos, o PS arrecadou 3.524, o CDS teve 321 e a CDU com 73 votos. Houve ainda a registar 172 votos em branco e 147 nulos. No total, houve 9.219 votantes (57,24%). Para a Assembleia Municipal, o PSD com 4.815 votos elegeu 12 deputados e o PS com 3.638 elegeu 9 deputados.