Tresminas com projeto piloto internacional de “aquecimento de Aldeia”
Vila Pouca de Aguiar consegue aprovar mais um projeto piloto internacional no âmbito de uma candidatura ao Interreg para a integração da biomassa no sistema produtivo local, através da criação da Aldealix em Tresminas. A comunidade local envolvida poderá usufruir de energia em função do pagamento da matéria-prima e o espaço aldeão funcionará em regime de condomínio.
A criação desta aldeia modelo em Tresminas servirá de projeto piloto no plano internacional que vai integrar duas aldeias em Portugal e duas aldeias em Espanha, envolvendo os concelhos de Vila Pouca de Aguiar, Arcos de Valdevez, Monterrei e Cerdedo-Cotobade, e outros parceiros.
Neste projeto pioneiro impulsionado pelo Município de Vila Pouca de Aguiar e pela Agência Galega de Desenvolvimento Rural, estão previstas várias ações de investimento, designadamente gestão e implantação de central de biomassa em Tresminas e criação de uma rede transfronteiriça de fomento ao uso de energia com visibilidade. O total do investimento em Tresminas é de 421. 872,72€ (financiamento FEDER: 316.404,54€).
Com a implementação do projeto, pretende-se valorizar e potenciar o uso de recursos florestais com fins energéticos; fomentar as comunidades energéticas, baseada numa rede de calor colaborativa; avançar com a transição ecológica e energética, adaptada às mudanças climáticas; atrair novos residentes para as Zonas rurais. Contribuir para a transição energética, a luta contra as alterações climáticas, a valorização da floresta e a prevenção de incêndios florestais estão entre os benefícios deste projeto transfronteiriço.
Trata-se de um projeto piloto que, caso venha a resultar, poderá vir no futuro a ser replicado em outras partes do concelho e do país.