Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Vila Pouca de Aguiar nas Rotas Culturais Europeias

linha

Vila Pouca de Aguiar integrou a 12ª Academia de Formação do Instituto das Rotas Culturais Europeias do Conselho da Europa, que decorreu entre 11 e 13 de junho, realizada pela primeira vez em Portugal, concretamente em Torres Vedras, Arruda dos Vinhos e Vila Franca de Xira.

O Município de Vila Pouca de Aguiar ocupa presentemente o Secretariado da Federação Europeia do Caminho de Santiago, entidade que é responsável pela gestão da certificação europeia. É precisamente nessa qualidade que tem acesso a este e evento, numa ocasião em que acaba de ser nomeado, como Diretor do Instituto das Rotas Culturais do Concelho da Europa, o português Rui Gomes.

A organização do evento foi, este ano, repartida entre duas Rotas Culturais Europeias, a saber a Rota Napoleónica e a Iter Vitis, com o apoio dos parceiros portugueses, respetivamente a Rota Histórica da Linha de Torres e a Associação dos Municípios Portugueses do Vinho.

Foram três dias de trabalho, aprendizagem e troca de experiência com outras rotas europeias, que incluíram oficinas de interpretação da Linha de Torres no contexto das invasões napoleónicas, provas de vinhos e visitas ao território. À margem do evento, realizou-se ainda uma reunião entre parceiros portugueses destes itinerários europeus, sob a moderação da representante nacional do Ministério da Cultura neste Programa, Catarina Oliveira.

O Caminho de Santiago, sendo a primeira rota cultural europeia certificada, esteve em destaque na programação com várias apresentações, destacando-se a cooperação com o itinerário Via Francigena, nomeadamente a apresentação de uma exposição fotográfica comum, patente em Roma, onde constam várias imagens do Caminho de Santiago no território aguiarense.