Concelho recebe uma das 40 patrulhas de vigilância que o Exército tem distribuídas pelo território nacional

exercito

Vila Pouca de Aguiar recebe uma das quarenta patrulhas de vigilância que o Exército tem distribuídas pelo território nacional.

A parceria que inclui a Câmara Municipal e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas motivou o encontro do presidente do Município, Alberto Machado com o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão e com a diretora da região Norte do ICNF, Sandra Sarmento numa área situada a cerca de mil metros de altitude onde se realiza patrulhamento de vigilância e deteção de fogos rurais.

O presidente do Município mostrou-se agradado pela presença do Estado no território, através dos militares o que conforta esta população do Interior e o Exército é fundamental na prevenção, combate e rescaldo de incêndios.

O general Eduardo Ferrão lembrou que esforço do Exército não surge isolado, está integrado no sistema nacional em cooperação com a Autoridade Nacional de Proteção civil, Guarda Nacional Republicana, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Municípios. Esta patrulha que tem um itinerário próprio procura vigiar o melhor possível o território, de forma a evitar que haja focos de incêndio e caso isso aconteça, detetar o mais cedo possível para permitir uma primeira intervenção com rapidez para evitar grandes incêndios.

Dando cumprimento às palavras do titular do Exército «podemos ser muito úteis na prevenção», os militares Roberto Silva e Sofia Batista patrulham, desde o Delta Salgueiros (1.053m), uma vasta área do sistema montanhoso entre as serras da Padrela e da Falperra.