Nós somos o que fazemos. Esta premissa é utilizada pelos voluntários do projeto Volunteer Escapes nas várias atividades destinadas à conservação da natureza.

Estão a ser realizadas várias atividades junto às localidades de Afonsim e Castelo, bem como nas áreas envolventes à lagoa, no Alvão.

O projeto visa capacitar jovens voluntários oriundos de vários países para atividades em Portugal através de trabalho prático com proteção ambiental.

Identificação de espécies de flora invasoras, plantação de espécies autóctones e manutenção de áreas plantadas, restauro de linhas de água, gestão de percursos pedestres e recuperação de galerias ripícolas são alguns dos trabalhos a desenvolver nos próximos dois anos.

A Serra do Alvão no Município de Vila Pouca de Aguiar e o Parque Natural de Sintra-Cascais são as áreas de Rede Natura 2000 de desenvolvimento do projeto.

O projeto aprovado pelo programa Life é promovido pelo Corpo de Solidariedade Europeu e coordenado pela Associação de Conservação da Natureza e conta com vários apoios privados e públicos, nomeadamente com o cofinanciamento do município aguiarense em atividades locais.

 

Imagem da autoria do projeto