Requalificação de áreas urbanísticas em vila termal
A vila termal de Pedras Salgadas viu renovada parte da sua malha urbana, em especial com as requalificações urbanísticas da avenida Nuno Simões e da urbanização Colina do Sol, no investimento total de 755.464,86€ e cofinanciamento do programa comunitário Norte 2020.
Tendo como objetivo preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética, a candidatura priorizou a adoção de medidas destinadas a melhorar o ambiente urbano, a reduzir a poluição do ar e a promover medidas de redução de ruído.
Com esta intervenção, pretendeu-se acrescer à qualificação funcional e infraestrutural dos arruamentos, também enquanto percursos pedonais e espaços de convívio, e transição da área verde envolvente. De uma forma sucinta, este projeto converge para o desenvolvimento concelhio de forma a qualificar o centro urbano, contribuindo para a captação de investimento, visitantes e novos residentes.
No que concerne à valia ambiental, com estes projetos foi reforçada a estrutura ecológica municipal e definidos corredores verdes de circulação, que servirão de complemento às intervenções existentes, assim como, fortalece-se a rede de drenagem de águas residuais e a plantação de árvores.