Em 1319, a feira aguiarense foi proibida…700 anos depois, 2019, a feira está aí com todo o vigor!
30 mil kg de cebola à venda no recinto | 60 produtores de cebola e doutros produtos | 150 mil pés de cebolo que a autarquia dá à produção local | 400 mil cebolas é quanto se pode instalar num hectare de terreno | 700 anos tem o mais antigo documento que refere a feira aguiarense* | 2.222 Kg é o record absoluto do concurso da maior cebola | 120 mil toneladas é a produção nacional de cebola
A secular Feira das Cebolas está de volta neste final de período estival! Milhares de pessoas virão a esta montra regional das colheitas que decorrerá nos dias 24 e 25 de setembro. A venda de cerca de trinta toneladas de cebola iniciará às 12 horas do dia 24 e decorrerá até ao final do 25 de setembro, o dia da Feira das Cebolas.
No dia 24, à hora do almoço há receção de meia centena de produtores de cebola e também dez produtores aguiarenses a vender produtos locais, degustação do caldo de cebola e outras iguarias regionais, à tarde há animação com jogo do malhão, concertinas, corrida de burros e corrida de cavalos e, à noite, a associação Aguavelames anima a desfolhada à moda antiga.
No dia 25 pela manhã a feira inclui música e teatro (Filandorra), concurso da maior cebola e refeições nas tasquinhas e nos restaurantes aguiarenses, à tarde haverá concurso pecuário, mostra de carneiros e chega de bois e, à noite, a animação musical iniciará com Maike Calvão e alunos e culminará no baile das cebolas com Augusto Canário e amigos.
O presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado não tem dúvidas que a Feira das Cebolas está entre os melhores eventos transmontanos e que contribui para valorizar o Interior Norte de Portugal. O Município de Vila Pouca de Aguiar e a EHATB promovem a Feira das Cebolas em colaboração com coletividades associadas ao mundo rural.
* As origens da Feira podem remontar a mais de setecentos anos (documentos mostram que no séc. XIV, 1319, a feira aguiarense foi proibida por D. Fernando, por prejudicar a feira de Vila Real; a restituição da feira é rubricada no séc. XV, em setembro de 1417, por D. João I)
Programa
24 Setembro – (Terça-feira)
12:00h – Receção aos Produtores de Cebola (Praça Luís de Camões) | Mostra/ Venda de Produtos Locais e Degustação do Caldo de Cebola (Praça Camilo Castelo Branco)
14:30h – Campeonato do Jogo do Malhão (Complexo Desportivo Municipal) (*)
15:00h – Animação com concertinas (Complexo Desportivo Municipal)
15:00h – Corrida de Burros (Complexo Desportivo Municipal) (*)
15:30h – Corrida de Cavalos de Passo Travado (Complexo Desportivo Municipal) (*)
21:00h – Desfolhada à Moda Antiga com Animação Popular pelo Grupo de Cantares Aguavelames (Praça Camilo Castelo Branco)
25 Setembro – (Quarta-feira)
8:00h – Mostra/ Venda de Produtos Locais (Praça Camilo Castelo Branco) | Degustação do Caldo de Cebola (Praça Camilo Castelo Branco)
9:30h – Animação com concertinas (Pelas ruas da Vila)
10:00h – Animação e Teatro de Rua – A Filandorra (Praça Camilo Castelo Branco)
11:00h – Concurso da Maior Cebola (Praça Camilo Castelo Branco)
13:30h – Concurso Pecuário (Complexo Desportivo Municipal) (*)
17:00h – Mostra de Carneiros (Complexo Desportivo Municipal) (*)
17:30h – Chega de Bois (Complexo Desportivo Municipal) (*)
21:00h – Animação Musical com Maike Calvão e seus Alunos
21:30h – Tradicional Baile das Cebolas com AUGUSTO CANÁRIO & AMIGOS (Praça Camilo Castelo Branco)