Pete Hess, mayor estado-unidense assessorado por Carlos Santos, fez-se acompanhar na deslocação a Vila Pouca de Aguiar de empresários lusodescendentes com raízes na nossa região, a 14 de setembro, sendo recebido pelo presidente do Município, Alberto Machado.

A geminação entre o Município de Vila Pouca de Aguiar e Naugatuck (E.U.A.), já aprovada em ambos os territórios, começa a dar os primeiros resultados com os estado-unidenses interessados em adquirir granito.

Com esse propósito uma comitiva liderada pelo Mayor de Naugatuck, Pete Hess, participou numa visita de campo que incluiu unidades de extração e transformação de granito, e aplicação da pedra natural. Lusodescendentes com empresas nos ramos da construção, imobiliário e eletricidade estiveram em convívio com empresários da região e dirigentes da Associação dos Industriais do Granito.

Recorde-se que numa visita recente ao concelho aguiarense, Pete Hess assinalou que em Naugatuck (Estado de Connecticut, Estados Unidos da América), de entre os 37 mil habitantes, há quatro mil portugueses.