A cesta do campo sempre à sexta-feira

produtos

É recheada a cesta do campo que vem até nós sempre à sexta-feira. De manhã quem vai ao mercado entre as oito e o meio-dia encontra muitos produtos “D’ Aguiar”. Nós fomos ao mercado e encontrámos produtores e vendedores nas bancas com produtos locais.

A Ana de Pedras Salgadas com produtos do Lugar da Padeira e hortícolas; a Elisabete de Souto com produtos da Teresa sob a marca Puro Mel e frutos secos; a Ermelinda de Barbadães de Baixo com hortícolas; o Francisco de Cidadelha de Jales com ovos, frutos secos e ervas aromáticas; o Casimiro de Gralheira com galinhas, coelhos, cebolas e grelos; a Circe de Pontido com feijões, grelos e limões; a Lurdes de Pontido com hortícolas e leguminosas; a Cecília de Soutelo de Aguiar com fruta, verduras e plantas; o Luís Teixeira de Vila Meã com mel, plantas de viveiro e mais produtos; a Cidália de Barrela com hortícolas, fumeiro, cogumelos e mais produtos “Novos Sabores”; a Fernanda de Tresminas com frutos secos, hortícolas e mais produtos “Tresmanas”; Antónia de Granja com fruta, hortícolas e outros produtos; o António de Barrela com plantas diversas; a Maria João de Ribeirinha com pão e mais produtos locais; a Andrea de Ribeirinha com pão de noz, de castanha e outras iguarias; a Ana de Valoura tem hortícolas e leguminosas; e o Humberto de Vila do Conde tem hortícolas, fruta e mel; e os doces da Josi que passou pelo mercado. O que predomina nos produtos locais é a horticultura.

Grande parte dos produtores deste mercado semanal encontra-se a executar a candidatura Cadeias Curtas e Mercados Locais (inscrita no Programa de Desenvolvimento Rural com o apoio da Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega). Se é produtor aguiarense, pode inscrever-se na Câmara Municipal, Gabinete de Apoio ao Agricultor (tel.: 259419100).