O concurso de ideias Geração Empreendedora foi ganho por Carlos Chaves e Cátia Morais com Book Experience. Com este projeto pretende-se, segundo Carlos Chaves, criar um serviço em que guias locais realizem visitas guiadas pela região.

Esta ideia é, desde já, incentivada com um prémio monetário de 400 Euros, comparticipado pelo Município. O autarca Alberto Machado lembrou que são poucas as ideias que passam do papel para a concretização e o que é preciso é projetos com vida e com aplicação no terreno.

Domingos Dias, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar, instituição que promove o concurso através da equipa CLDS 3G, sublinhou que os participantes trouxeram dignidade a este concurso e enalteceu os empreendedores pela coragem em investir. João Calejo, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, lembra que o caminho de dificuldades é que torna os projetos mais fortes. A sessão contou ainda com a presença de Ana Rita Dias, presidente da Associação de Mulheres Aguiarenses Empreendedoras e de Francisco Violante, dirigente da Associação Empresarial do Corgo.

O concurso Geração Empreendedora, cuja entrega de prémios decorreu esta segunda-feira (15 de outubro), contou com cerca de duas dezenas de participantes. Além de Book Experience, as ideias Villa Tours e Império do Ouro, 2º e 3º lugares, respetivamente, também contarão com aconselhamento e apoio técnico na elaboração do plano de negócios.

“Beautiful”, “Cuidar em casa”, “Plantação de Goji” e “Puro Néctar” são ideias que também integraram o concurso Geração Empreendedora.

O concurso faz parte de um projeto no âmbito do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social de Terceira Geração (CLDS-3G) que visa promover o desenvolvimento social e territorial do concelho aguiarense.